Sistema Europeu de Informações e
Autorização de Viagem (ETIAS)

A partir de 2021, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir de todos os viajantes do Brasil e de outras 14 nações latino-americanas isentas de visto, o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem). 

Os viajantes deverão preencher um formulário online informando o nome completo, a data e local de nascimento, o endereço atual, o número do passaporte, e-mail e escolaridade. Além disso, os solicitantes ainda precisam responder um questionário de segurança e saúde e pagar uma taxa de 7 euros por cada pedido. Os viajantes menores de 18 e os maiores de 70 anos, não terão que pagar a taxa.

As informações serão analisadas na base dos bancos de dados da União Europeia e sistemas de dados internacionais, como a Interpol. Caso não haja elementos contrários, o pedido é aprovado em minutos e enviado por e-mail.

Ao entrarem no continente, os viajantes precisam mostrar a autorização digital junto com o passaporte. O ETIAS é válido por 3 anos, ou até o vencimento do passaporte (o que acontecer primeiro).

Em caso de recusa, os requerentes têm sempre o direito de recurso.