História e curiosidades das Olimpíadas

A cada quatro anos, o mundo inteiro acompanha junto os jogos olímpicos. Cada vitória inspira milhares de jovens a seguirem seus sonhos e emocionam a todos que assistem às várias modalidades.

Vibrar com os jogos é muito bom! E esta energia vem desde a Grécia Antiga, você sabia?

HISTÓRIA

Segundo a lenda, os jogos começaram a ser organizados por Hércules para homenagear Zeus. Hércules ainda teria plantado a oliveira que deu as folhas usadas nas coroas dos vitoriosos.

Já os primeiros registros históricos que se têm sobre os jogos olímpicos datam de 776 a.C, quando os nomes dos vencedores começaram a ser escritos em pedras. Durante os jogos, as guerras entre os povos gregos, como a Guerra do Peloponeso, eram interrompidas para que os cidadãos das cidades-Estados gregas pudessem participar e acompanhar.

Além da lenda de Hércules, há também o mito sobre o surgimento da prova da Maratona, a corrida mais longa de atletismo, que exige muito esforço e resistência. A maratona, geralmente, é a última prova dos jogos olímpicos e ela teria sido criada em homenagem a um soldado ateniense.

Após a vitória dos atenienses sobre os persas na região de Maratona, durante as Guerras Médicas, o soldado Pheidippides saiu correndo o mais rápido que pôde até Atenas para avisar da vitória dos gregos e dizer que a população que havia permanecido na cidade, especialmente mulheres e crianças, não precisariam fugir. Segundo esta história, o soldado deu a notícia e morreu.

As competições gregas contavam com diversas modalidades, como corrida de cavalo, lutas, arremesso de disco etc. e só podiam participar os cidadãos gregos livres e que não tinham cometidos crimes (as mulheres ainda não podiam participar).

As olímpiadas cessaram com a invasão dos romanos, que promoviam outras competições e jogos, e somente em 1894, um historiador e pedagogo, o Barão de Coubertin, propôs a realização de novos jogos olímpicos de quatro em quatro anos e a Grécia deveria ser a primeira sede. 🇬🇷 Assim, constituiu-se o Comitê Olímpico Internacional (COI) para organizar os jogos, que ocorrem até hoje.

A primeira Olimpíada moderna ocorreu entre 6 e 15 de abril de 1896, com 241 atletas, que representavam 14 países e que se dividiam em nove modalidade. Desde então, os Jogos Olímpicos cresceram e só foram interrompidos durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

JOGOS DE TÓQUIO

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estavam marcados para 2020, mas foram transferidos para 2021 por causa da pandemia Covid-19. Por isso, apesar da grande conexão que os jogos possuem com os espectadores, este ano, as competições não terão público, mas serão amplamente transmitidas.

O Japão já foi a sede de Jogos Olímpicos em 1964, mas em 2021 a cidade receberá mais atletas, delegações e modalidades. Este ano, as competições ocorrerão entre os dias 24 de julho (mas o primeiro jogo já é no dia 23 de julho! 😜) e vão até o dia 9 de agosto. Mais de 10 mil atletas irão competir pelas medalhas de ouro em 33 modalidades esportivas.

Além disso, os Jogos Olímpicos de Tóquio vão contar com novas modalidades, como o surfe, o skate, o karatê, o beisebol e o softbal (estes dois últimos já ocorreram em 2008 e retornam agora). 🛹 🏄

A delegação brasileira de 2021 é menor que a delegação que estava nos jogos do Rio em 2016, mas promete buscar muitas medalhas! 🥇  Vamos torcer!