dicas para viajar com seu Pet

Viajar com seu melhor amigo é muito prazeroso e quem não quer curtir todos os momentos e tirar fotos lindas com seus cães e gatos? 🐶🐈  Mas para viajar com os pets, ainda mais em tempos de pandemia, deve-se ficar de olho nas restrições de cada país e nos cuidados que são necessários para se ter uma aventura segura.

Em geral, os documentos solicitados para entrar com seu pet em outros países não mudaram. São eles: atestado médico, certificado de vacina contra raiva (alguns países exigem que isso seja feito em até 90 dias antes da viagem, então comece a programar com antecedência a viagem 😉) e certificado zoossanitário internacional (CZI). Mas verifique sempre no site do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil o que cada país de destino está exigindo para não ter nenhuma surpresa, já que as regras estão mudando muito rápido desde o início da pandemia. Ninguém quer correr o risco de viajar sem o pet ou de perder a viagem, né?

Outro ponto importante também é que se for fazer quarentena em algum país antes de chegar no destino final, não se esqueça deve emitir a documentação duas vezes. Assim, se você vai para os Estados Unidos e vai fazer quarentena no México antes, para que o seu bichinho não fique preso, é necessário emitir o atestado médico e o CZI quando sair do Brasil para entrar no México e novamente no México para entrar nos EUA.

Além dessas regras, alguns cuidados especiais devem ser reforçados:

– Verifique sempre se o local em que o seu pet vai viajar é seguro. Os gatos e os cachorros pequenos, por exemplo, devem viajar dentro de caixas de transporte seguras;

– Fique de olho nos critérios e nas necessidades de animais que viajam nos assentos dos aviões;

– Mantenha as patinhas de seu pet limpas (mas nada de usar álcool em gel! ⚠️);

– Evite ficar próximo de pessoas que podem vir socializar com seus animais. O distanciamento continua sendo essencial;

– Veja se a carteira de vacinação de seu amigão está em dia;

– Se o seu pet fica muito enjoado em viagens verifique com o veterinário se ele deve tomar algum medicamento.

Com esses cuidados, desfrute da companhia de seu melhor amigo e boa viagem!! ✈️ 🚗 🐕 😺