fbpx
Praça do Comércio - Lisboa

Guia completo para saber se brasileiro precisa de visto para Portugal

Portugal é um dos destinos mais comuns dos brasileiros, com todo o contexto histórico e familiar que existe entre as duas nações. Ter um contato próximo com a arte, a gastronomia e a história do país é um grande sonho de muitos, e talvez a principal pergunta a ser feita antes da viagem é: brasileiro precisa de visto para Portugal?

Antes de partir para a sua viagem para Portugal, entender os trâmites e detalhes da documentação para visitar o país — nesse caso, praticamente todo o continente onde ele fica —, é a base do planejamento.

Quais são os requerimentos de entrada?

Antes de responder se brasileiro precisa de visto para Portugal, é uma boa ideia revisar quais são os requerimentos obrigatórios de entrada no país, para depois investir em um visto. 

O primeiro e mais importante item de qualquer viagem internacional é o passaporte com validade mínima de 6 meses. Diferente dos países do Mercosul, em que brasileiros podem viajar somente com o RG, precisa de passaporte para Portugal.

Outros documentos que serão pedidos pelas autoridades responsáveis são as passagens de ida e volta, mesmo se for apenas trânsito de um país a outro. Da mesma forma, é necessário apresentar um comprovante de hospedagem, como uma reserva de hotel ou uma carta-convite.

O viajante também precisa providenciar comprovação financeira correspondente a 75 euros por entrada (no país), mais 40 euros por dia de permanência. Ou seja, se a viagem for de 15 dias, o total esperado seria de 675 euros. Por fim, como em outros países da Europa, o seguro viagem é obrigatório para entrar em Portugal, com cobertura mínima de 30 mil euros. 

Mas então, preciso de visto?

Voltando à principal pergunta, “Brasileiro precisa de visto para Portugal?”, apesar da resposta não ser única, se a viagem for a turismo ou negócios e durar no máximo 90 dias em um período de 6 meses, o viajante não precisa fazer visto.

Cidadãos brasileiros também não precisam de visto para Portugal se estiverem no país para cobertura jornalística ou missão cultural. De acordo com informações da embaixada do país no Brasil, a prorrogação além do prazo de 90 dias requer autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português.

Ainda, a embaixada destaca que essa isenção de visto para entrar em Portugal  não dispensa os brasileiros de cumprirem formalidades de entrada específicas, como mencionado anteriormente. Um detalhe: no caso de viagem a negócios ou cobertura jornalística, o viajante precisa apresentar um vínculo trabalhista no Brasil. 

Portanto, ao seguir todas as regras, a resposta para a pergunta “Brasileiro precisa de visto para Portugal?” é não. Mas não se esqueça: a entrada pode ser recusada se esses requisitos não forem atendidos. 

ETIAS

A partir de maio de 2025, o ETIAS será obrigatório para brasileiros que querem ir para a Europa. Os brasileiros em viagens de turismo com até 90 dias de duração precisam apresentar a autorização junto com o passaporte.

O ETIAS é uma sigla em inglês e significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, e deve ser usado como uma medida extra de segurança para o Espaço Schengen. Para conseguir o ETIAS, o viajante precisa pagar uma taxa de 7 euros. 

O ETIAS será válido para todo o Tratado de Schengen, que é um acordo assinado por 29 países  — alguns pertencentes à União Europeia, outros não. O tratado determina a livre circulação entre fronteiras, mas também impõe algumas regras para turistas, como a obrigatoriedade do seguro viagem.

Seguro viagem para Portugal

Bom, como dá para perceber, o seguro viagem é obrigatório para turistas brasileiros que queiram visitar Portugal. A ITA Seguro Viagem tem diversas opções de planos válidos para a Europa. 

Com uma breve pesquisa, o viajante verá diferentes planos para casos diversos. Por exemplo, se uma gestante está incluída no planejamento, é importante ter uma cobertura que atenda às suas necessidades. O princípio é o mesmo para idosos e crianças. 

Ter detalhes em mãos na hora de escolher o seguro, como idade, roteiro da viagem, atividades programadas, pontos turísticos a serem visitados, é muito importante e ajuda a encontrar o plano ideal.

O que o seguro viagem cobre?

Todos os planos da ITA Seguro Viagem incluem atendimento emergencial odontológico e hospitalar e cobertura para bagagem extraviada. É importante comparar os planos disponíveis para saber os detalhes de cada um.

Uma das melhores partes dos planos da ITA é a inclusão de telemedicina, ideal para uma emergência que pode ser facilmente resolvida, como uma crise de sinusite, por exemplo. O viajante consegue uma receita de antibiótico sem precisar ir ao para o hospital. 

Outro diferencial é a assistência 24 horas, que pode ser acessada por meio de WhatsApp, e-mail ou telefone. Independentemente da forma escolhida, a assistência emergencial é sempre feita em português, sem burocracia. Com o seguro, o medo de imprevistos diminui consideravelmente.

Embarque tranquilo para Portugal com a ITA Seguro Viagem!

Agora, você sabe se brasileiro precisa de visto para Portugal. Então, não perca tempo e tire suas dúvidas. Em questão de segundos, a sua cotação com a ITA Seguro Viagem está pronta! Tenha a viagem mais tranquila e sem burocracias da sua vida!