Já pensou em visitar Buenos Aires, a capital da Argentina? Essa viagem é uma das mais comuns e acessíveis para brasileiros, não só por ser um local tão próximo geográfica e culturalmente, mas também porque os documentos para entrar na Argentina são menos burocráticos do que os de outros países.
Por isso, viajar para a Argentina é um dos sonhos mais alcançáveis para brasileiros. Porém, ainda é importante prestar atenção aos detalhes da documentação, já que ninguém quer passar pela situação de ser barrado na fronteira.
Principais documentos
Então, quais são os documentos para entrar na Argentina? A verdade é que, para visitar a Argentina, a burocracia internacional é muito menor. Inclusive, é parte do que torna o país tão procurado por viajantes brasileiros.
Por exemplo, não precisa de passaporte para a Argentina. É possível entrar no país somente com o RG, contanto que ele tenha sido emitido nos últimos 10 anos e esteja em bom estado, para que as autoridades das fronteiras identifiquem o portador.
Antes de viajar, verifique se seu documento está totalmente legível e sem danos. E se apresentar algum problema, é recomendável emitir a segunda via antes da viagem, para evitar transtornos na imigração.
Em todo caso, o passaporte é sempre aceito na identificação para cumprir com as exigências para entrar na Argentina. Nesse caso, o documento precisa ter, no mínimo, 6 meses de validade. Conclusão: as únicas formas aceitas são RG e passaporte. Outros documentos, como a CNH, não contam.
Por que pode entrar com RG na Argentina?
O RG é um dos documentos para entrar na Argentina porque o país, assim como o Brasil, faz parte do bloco econômico chamado Mercosul. Uma das diretrizes do bloco é a livre circulação de cidadãos dos países-membros com a carteira de identidade.
Os países que integram o Mercosul são Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além dos “países associados”, como Peru e Colômbia. Por isso, quando viajar para essas regiões, pode apresentar o RG (junto com outros documentos requisitados).
Visto para a Argentina
Outra questão frequente — e importante — é se precisa de visto para a Argentina. Para brasileiros que tenham como objetivo turismo, negócios ou apenas trânsito, no período de 90 dias, não precisa de visto.
Essa isenção de visto também se aplica aos brasileiros que queiram visitar outros países do Mercosul, já que parte da política tem o objetivo de promover o turismo e os negócios entre os países-membros. Assim, ao planejar sua viagem, basta se preocupar com os documentos básicos e o roteiro.
Porém, se a viagem tiver outro objetivo, como trabalho ou negócios, e a estadia for ultrapassar 90 dias (com possibilidade de prorrogação deste prazo de mais 3 meses), o visto se torna obrigatório para brasileiros.
Seguro viagem para Argentina
Outro documento recomendado para brasileiro entrar na Argentina é o seguro viagem. Ele não é obrigatório, e cruzar a fronteira do país vizinho sem ele não faz um viajante ser barrado. Mas é muito importante considerar as implicações de viajar sem um seguro.
Imagine passear pela Patagônia e escorregar no gelo, cair e quebrar um braço. Ou andar de bicicleta por Buenos Aires e se machucar. Até mesmo uma gripe pode atrapalhar a viagem. Todos esses cenários podem acontecer a qualquer momento, e, sem um seguro, o viajante fica desamparado.
O que cobre o seguro viagem?
Durante o planejamento da viagem, além de saber quais são os documentos para entrar na Argentina, é uma boa ideia levar em consideração os lugares que deseja conhecer, assim como as atividades que serão feitas. Se a intenção for praticar esportes radicais, é importante pensar em qual será o melhor plano.
Com um seguro viagem, todo turista tem uma assistência durante a viagem, em casos de emergência, como acidentes ou enfermidade. Além de proporcionar mais tranquilidade, os planos da ITA Seguro Viagem oferecem:
- cobertura de assistência médica emergencial;
- cobertura em casos de extravio de bagagem;
- cobertura em casos de cancelamento de voos;
- Telemedicina;
- Assistência 24 horas.
Todos os planos da ITA incluem telemedicina, uma das vantagens para aproveitar todos os momentos da viagem, já que, através dela, é muito mais fácil resolver uma emergência simples, como uma tosse chata, pois não precisa ir até o hospital para conseguir uma receita de remédio.
Ainda, a ITA oferece assistência 24 horas, que o viajante pode utilizar sempre que tiver um imprevisto ou uma emergência. A assistência pode ser contatada pelo WhatsApp, e-mail ou telefone. E um especialista estará pronto para te atender em português, sem burocracias.
Garanta sua tranquilidade com ITA Seguro Viagem
A Argentina é um país repleto de belezas que merecem ser exploradas. Seus pontos turísticos mostram uma cultura rica e histórica, com cidades famosas, gastronomia e vinhos excelentes, assim como uma beleza natural de cair o queixo.
Com os documentos para entrar na Argentina em mãos, é hora de viajar e se divertir, sempre com a tranquilidade ali do lado, sabendo que a ITA Seguro Viagem te garante ajuda em situações de emergência. Não deixe sua segurança ao acaso. Faça sua cotação no site da ITA de forma simples, intuitiva e sem burocracias.
Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.