fbpx

Você sabe quais são os documentos para entrar no Peru? Veja o guia completo

Seu sonho é conhecer as ruínas arqueológicas fantásticas de Machu Picchu? Ou quem sabe as linhas de Nazca? Para ver esses e outros lugares, é preciso saber quais são os documentos para entrar no Peru.

Assim como em outros países da América do Sul, turistas brasileiros tendem a dispor de facilidade para viajar para o Peru. Mesmo assim, é sempre bom relembrar quais são os documentos obrigatórios e o que não pode faltar antes de sair do país.  

Quais documentos são obrigatórios?

Em primeiro lugar, precisa de passaporte para o Peru? A resposta aqui é não. Qualquer brasileiro que estiver com o RG em boas condições, com a emissão do documento nos últimos 10 anos e que a foto seja recente consegue viajar sem passaporte.

Porém, se preferir, é possível usar o passaporte como forma de identificação; ele só precisa ter pelo menos mais 6 meses de validade e estar em bom estado. Outros documentos, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira de trabalho ou título eleitoral não serão aceitos pelas autoridades.

Como que os brasileiros entram com RG no Peru?

Entender por que um dos documentos para entrar no Peru é o RG é simples. Os países são parceiros em um bloco econômico chamado Mercosul. O bloco existe para facilitar negócios, importações e outros aspectos políticos, mas, além disso, beneficia os viajantes com a livre circulação de pessoas.

Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname também fazem parte do bloco, e a maioria desses países aceita a livre circulação. 

Precisa de visto para o Peru?

Outro documento para entrar no Peru importante é o visto, mas não para brasileiros. Turistas do Brasil que queiram visitar o país por até 90 dias não precisam do documento, contanto que a viagem seja com o objetivo de turismo ou a negócios.

Entretanto, precisa de visto para o Peru caso a viagem dure mais de 3 meses ou se for para um propósito diferente dos que já foram mencionados, como para trabalho ou educação. 

Demais documentos 

Além do RG ou do passaporte, não há mais documentos para entrar no Peru que sejam obrigatórios. Porém, alguns deles são recomendados, caso haja surpresas no meio do caminho.

Não é muito comum que as autoridades peruanas peçam o comprovante de hospedagem na hora de entrar no país, mas não é impossível que aconteça. Por isso, tenha em mãos as reservas de uma carta-convite de amigos ou familiares, para provar que você terá onde ficar assim que sair do aeroporto. 

Países fora da América do Sul também costumam solicitar comprovantes financeiros, como cartões de crédito e dinheiro, para saber que o visitante terá como se manter durante a estadia. No Peru, não é obrigatório, mas esteja pronto em caso de dúvidas.

Vacinas para entrar no Peru

Antes, era preciso tomar algumas vacinas para entrar no Peru. Hoje em dia, a prática não é mais obrigatória, mas ainda pode ser uma boa ideia, especialmente quando se trata da febre amarela, caso seu intuito seja visitar alguma região amazônica do país. 

Seguro viagem

Quando se trata de seguro viagem, mesmo não sendo obrigatório para entrar no Peru, é importante destacar que ter o documento em mãos em caso de emergência traz inúmeras vantagens. 

O Peru é um país com muitas paisagens naturais e, a depender dos pontos turísticos que serão visitados, a altitude pode ser um problema. Não é sempre que alguém passa mal, mas será que vale a pena arriscar? Afinal, ir ao hospital em circunstâncias normais já é intimidador. 

Mesmo com um turismo no Peru sem incluir a parte da natureza no roteiro, a gastronomia pode gerar problemas aos viajantes. Com o seguro, qualquer emergência médica pode ser tratada. Além disso, há outros itens em determinados planos que podem te ajudar muito em um momento de sufoco. Por exemplo:

  • despesas médicas, hospitalares e odontológicas para prática de esportes;
  • extravio de bagagem;
  • cancelamento de voos;
  • regresso sanitário;
  • cobertura de invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

A ITA Seguro Viagem inclui esses itens em diversos planos, basta pesquisar o ideal para a viagem que será feita e as necessidades de cada pessoa.

Além disso, a ITA oferece telemedicina nos planos, ideal para acionar durante uma urgência momentânea, como um mal-estar, conversar rapidamente com um médico e seguir viagem.

Outro item super importante é a assistência 24 horas, que permite uma conexão rápida e direta com alguém que vai prestar socorro nos momentos em que imprevistos acontecem, sempre com o atendimento em português. O viajante pode entrar em contato por mensagem do WhatsApp, e-mail ou ligação.

Veja as maravilhas do Peru com a ITA Seguro Viagem!

Agora que você já sabe quais são os documentos para entrar no Peru, faça as malas e se prepare para ver monumentos históricos incríveis. Faça sua cotação rapidamente com a ITA e tenha o resultado em segundos, sem estresse e burocracia.