fbpx

Saiba qual é a melhor época para viajar para Argentina

Explorar cada canto da América do Sul é essencial para conhecer a cultura latina. Muita gente começa essa aventura pela Argentina, já que é o país mais próximo do Brasil, geográfica e culturalmente. Mas não dá para deixar de lado um roteiro para visitar o país e saber qual é a melhor época para viajar para Argentina.

Porém, para isso, é preciso estabelecer os seus objetivos com a viagem. Ela é romântica? Com amigos ou família? Essas perguntas são importantes, pois cada época do ano oferece experiências únicas e diferentes lugares para conhecer na Argentina. Veja algumas dicas para visitar o país em cada estação!

Verão na Argentina (dezembro a março)

Se você procura aproveitar o clima quente e a vibração das cidades, a Argentina no verão é a opção ideal. A capital do país, Buenos Aires, ganha vida nessa época, com festivais e eventos ao ar livre. 

Lá, dá para ir em piscinas públicas para se refrescar e depois seguir para passeios pelas ruas de Palermo e San Telmo, curtir a arquitetura inspirada na Europa e a atmosfera cosmopolita da cidade.

Agora, se a sua vontade é observar os cenários verdes do país, na província da Terra do Fogo, há a conhecida Laguna Esmeralda, que leva este nome por conta da cor da água, que deixa qualquer turista de queixo caído. A melhor época para viajar para Argentina para ver esse lugar sensacional é definitivamente o verão.

A cor das águas se dá por causa dos minerais presentes na região. Ainda, há um processo de degelo do Glaciar Ojo del Albino nesse período do ano, em que os minerais são transportados pela água e consequentemente armazenados na lagoa.

Outono e primavera: as melhores épocas para evitar multidões

Se você prefere um clima mais ameno e com menos turistas, o outono (meio de março a começo de junho) e a primavera (meio de setembro até o final de novembro) são épocas perfeitas para viajar. 

Viajar para Argentina nessas estações é uma delícia, principalmente na capital, por conta do charme infinito da cidade em sua transição de cores, com as folhas caindo nos parques. Além disso, Mendoza, cidade famosa por suas vinícolas, se destaca nessa época, ideal para degustação de vinhos.

Essas estações são também uma ótima opção para famílias e grupos de amigos que querem explorar o país com calma, sem o calor intenso do verão ou o frio do inverno. As paisagens ficam coloridas na primavera, e os eventos culturais se tornam mais acessíveis.

Inverno na Argentina (junho a setembro)

Por estar mais próximo da Antártida, o inverno na Argentina é bem intenso, com bastante neve. Um dos lugares icônicos quando se trata de férias de inverno no país é Bariloche, bem popular entre brasileiros e viajantes do mundo todo.

Por isso, o inverno é a melhor época para viajar para a Argentina se seu sonho for ver neve, principalmente na região da Patagônia, onde fica Bariloche. Essa parte do país também é muito famosa por suas paisagens surreais, com muitas montanhas e lagos congelados. 

Outro ponto turístico que vale a pena conhecer é a cidade de El Calafate, próximo da região, que tem o famoso glaciar Perito Moreno. Muitos turistas vão caminhar e fazer trilhas pelo local, para absorver essa energia da natureza que não é tão fácil de encontrar pela América do Sul.

Perito Moreno tem um fenômeno muito específico, conhecido como ruptura ou “calving”, em que acontece o seguinte: enormes blocos de gelo simplesmente “desgrudam” do glaciar e caem na água, criando um espectáculo. Se o seu objetivo é saber o que fazer na Argentina no inverno, agora já tem uma noção.

Documentos para viajar para Argentina

Agora que você já sabe qual é a melhor época para viajar para Argentina, basta juntar os documentos e ir. Mas fique atento: o país dos hermanos tem suas próprias regras. Porém, brasileiros têm entrada facilitada. 

O motivo é a política de livre circulação do Mercosul, que faz com que brasileiros não precisem apresentar passaporte para entrar na Argentina, basta ter o RG. O documento precisa, entretanto, estar em boas condições e ter sido emitido nos últimos 10 anos.

Atenção: CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira de trabalho, título eleitoral, carteira da OAB, enfim, quaisquer outros documentos não são aceitos pelas autoridades argentinas. Então, escolha entre o RG e o passaporte para não ter problemas. 

Sobre visto, a questão também é tranquila: viagens de até 90 dias, de turismo ou negócios, não exigem o documento. Se o objetivo for estudar ou trabalhar, por exemplo, vai precisar da autorização.

Seguro viagem é obrigatório?

O seguro viagem não é obrigatório na Argentina, mas é extremamente necessário. Em caso de acidentes, ele vai ser aquela boia salva-vidas para ajudar em um momento complicado. 

Os planos da ITA Seguro Viagem têm várias formas de te assistir em emergências, como assistência médica emergencial e cobertura em casos de extravio de bagagem e atraso de voos.

Além disso, a ITA também oferece telemedicina, que é uma mão na roda na hora para não interromper a viagem com idas ao hospital, caso você precise de um diagnóstico rápido. E, ainda, assistência 24 horas via WhatsApp, e-mail e ligações, com um atendente falando sempre em português.

Explore a Argentina com tranquilidade!

Planeje sua viagem na melhor época para viajar para Argentina com segurança e tranquilidade. A ITA Seguro Viagem está aqui para garantir que você aproveite cada momento sem preocupações. Faça sua cotação agora e embarque na aventura dos seus sonhos!