Escolher a melhor época para viajar para o Chile depende muito do que você deseja fazer e do tipo de experiência que procura. O país tem uma geografia variada, com regiões que oferecem desde montanhas cobertas de neve até desertos áridos e praias.
Por isso, viajar para o Chile pode ser uma aventura daquelas, caso tenha um roteiro bem-planejado e com objetivos interessantes, independentemente da época do ano que você deseje visitar.
Inverno no Chile
Passar o inverno no Chile é a ideia de muitos brasileiros que querem ver neve pela primeira vez. Assim como no Brasil, a estação vai de junho a setembro, e tende a ser bem mais chuvosa nesse período (diferentemente do Brasil), principalmente na capital Santiago. O período é super popular no país.
Algumas das regiões mais procuradas incluem o Valle Nevado, que está a 60 km de Santiago, e a Cordilheira dos Andes. Os dois lugares são muito recomendados para fazer trilhas, passeios para admirar o cenário e conhecer estações de esqui, já que são atividades para toda a família.
Além disso, o inverno é considerado a melhor época para viajar para o Chile, principalmente por Torres del Paine, um parque nacional com montanhas cheias de neve e lagos de cor turquesa — parece que saiu de um filme hollywoodiano.
Mesmo em lugares com pouca neve, a estação é perfeita para explorar as vinícolas chilenas, como os pontos turísticos Vale do Colchagua e Vale de Casablanca. Para casais e grupos maiores que gostam de vinho, é uma boa oportunidade de degustar e aprender sobre a produção.
Verão e primavera
Se gosta de praia, explorar a gastronomia costeira e ir a parques naturais com muito verde, a melhor época para viajar para o Chile é durante a primavera e o verão.
O verão chileno, de dezembro a fevereiro, é a alta temporada do Chile; então, fique atento aos preços. Mas, de qualquer forma, é um período especial para ir até Valparaíso, na costa do país, onde é possível ver casinhas coloridas para cima e para baixo, além de muita história.
No verão, o tempo é mais seco e as temperaturas são mais amenas se comparadas à costa brasileira, por conta do Oceano Pacífico ser mais frio. Ainda assim, as cidades costeiras do Chile oferecem uma atmosfera vibrante com muita gastronomia, arte e cultura.
Outono e baixa temporada
Já a época de baixa temporada no Chile é durante o outono, que vai de meados de março até o início de junho. O período tende a atrair os viajantes que preferem evitar grandes multidões e querem aproveitar um clima mais ameno.
Pontos turísticos que geralmente são mais lotados, como a própria capital Santiago, acabam se tornando a melhor época para viajar para o Chile. Sem contar que, por estar em baixa temporada, os preços são mais acessíveis, principalmente hotéis e passagens.
Ainda, o outono proporciona uma paleta de cores incomum, se tornando algo completamente novo para crianças que estão acostumadas ao outono brasileiro.
As regiões de vinícolas ganham tonalidades de laranja e vermelho, e parques nacionais, como o de Huerquehue, ficam ainda mais belos com as folhas caindo. Mesmo sendo um período mais romântico, ainda é possível explorar o país com amigos ou em família.
Documentos necessários
Antes de começar a aproveitar a melhor época para viajar ao Chile, a recomendação é saber quais são os documentos obrigatórios para entrar no país e aí sim seguir viagem.
Se a sua dúvida é se viajar para o Chile precisa de passaporte, a resposta é simples: os brasileiros conseguem usar somente o RG para visitar o país, desde que o documento esteja legível, em boas condições e tenha sido emitido há menos de 10 anos.
Por outro lado, documentos como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira de trabalho ou título eleitoral não são aceitos na hora do embarque, pois não contam como carteira de identidade. Então, as opções são RG ou passaporte.
Brasileiros também não precisam de visto para visitar o país desde que a viagem seja de turismo ou negócios, com duração máxima de 90 dias. Quaisquer outras condições podem estar sujeitas a visto.
Outros documentos
Muita gente se questiona se é preciso de mais documentos para viajar para o Chile. É comum causar confusão porque, até 2022, era necessário preencher a Declaração Juramentada C19, mas hoje não é mais obrigatório. Também não há nenhuma obrigatoriedade em relação a vacinas.
Porém, há a Declaração SAG (Serviço Agrícola e Pecuário), que serve para proteger o ecossistema do país de pragas e doenças transportadas por meio de produtos de origem animal ou vegetal. Ela pode ser preenchida no momento de desembarque.
Seguro viagem é obrigatório?
Apesar de o seguro viagem não ser obrigatório no Chile, é muito importante tê-lo em mãos, já que os custos de saúde do país são bem altos. Então, a ideia é evitar gastos acima do orçamento caso ocorra alguma emergência.
O seguro está aí para te ajudar com assistências emergenciais médicas, hospitalares e odontológicas. Outras vantagens são a proteção contra extravio de bagagem e atraso de voos.
No caso da ITA Seguro Viagem, os planos oferecem telemedicina, para você conseguir um diagnóstico rápido sem precisar ir ao hospital. Os planos da ITA também oferecem assistência 24 horas via WhatsApp, e-mail e ligações, sempre em português, para te assistir a qualquer momento.
Veja os melhores lugares do Chile com a ITA!
Seja para ver neve durante o inverno ou explorar as cidades no verão, a melhor época para viajar para o Chile é o período que você deseja ir. Para isso, a ITA Seguro Viagem está ao seu lado! Faça a cotação agora e tenha todas as informações que você precisa, sem burocracias, em questão de segundos!
Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.