Degustar massas, curtir praias e apreciar cenários únicos… Com esses atrativos, conhecer o território italiano parece uma ótima ideia em qualquer mês, não é? Mesmo assim, entender as características de cada período pode facilitar sua escolha. Então, qual é a melhor época para viajar para a Itália?
O país tem estações bem-definidas, cada uma proporcionando uma atmosfera especial. Então, o melhor mês para viajar para a Itália depende das suas preferências de viagem.
Principais épocas do ano para viajar à Itália
A melhor época para viajar para a Itália depende das características da viagem que você quer fazer. No país, dá para explorar de tudo um pouco! Entre paisagens, cidades históricas e restaurantes, há sempre algo especial para cada perfil de viajante.
Verão na Itália
Ah, o verão na Itália… Essa é uma das épocas mais apreciadas por todos os tipos de turistas, além de ser a alta temporada do país. Viagens em família, com amigos, solo e em casal sempre acontecem nesse período do ano, quando as cidades italianas promovem muitos festivais e eventos ao ar livre.
Um dos feriados mais conhecidos é o Ferragosto, celebrado em 15 de agosto no país inteiro. A data é inspirada no Feriae Augusti, uma antiga festa do imperador Augusto. Ela é marcada por eventos ao ar livre, fogos de artifício e reuniões familiares.
Na costa, em Amalfi e na Sardenha, dá para curtir praias paradisíacas e atividades náuticas. De junho a agosto, acontece o Festival de Ravello, uma celebração com música clássica, dança e artes visuais. Se você pretende fazer uma imersão profunda na cultura do país, o verão é a melhor época para viajar para a Itália!
Outono na Itália
O período de setembro a novembro marca o outono na Itália, uma época com temperaturas amenas. A paisagem fica repleta de cores clássicas da estação, especialmente nas áreas rurais e nas vinícolas da Toscana e de Piemonte.
Se a sua intenção é passar por várias cidades evitando grandes multidões, essa é a melhor época para visitar a Itália. Dá para conhecer pontos turísticos italianos clássicos, como o Coliseu, sem filas enormes. Além disso, esse é um período de colheitas, com festivais dedicados ao vinho, às trufas e a outras iguarias.
Inverno na Itália
O inverno na Itália, que ocorre de dezembro a fevereiro, é um ótimo período para quem gosta de passeios na neve, como explorações nas regiões montanhosas dos Alpes e das Dolomitas. A estação também agrada a muitas famílias e grupos de amigos que buscam atividades esportivas.
Além disso, o inverno cria uma atmosfera festiva em muitas cidades. Durante o Natal e o Ano-Novo, locais como Roma e Milão ficam repletos de decorações típicas e eventos.
No começo de dezembro, Milão promove a Festa de Sant’Ambrogio, uma celebração ao padroeiro da cidade, Santo Ambrósio. A feira tradicional inclui barracas de artesanato, delícias gastronômicas e uma programação cultural interessante em torno do centro histórico.
Primavera na Itália
A primavera na Itália, de março a maio, também é muito procurada por turistas. Quando as temperaturas começam a subir, cidades históricas, como Roma, Florença e Veneza, se enchem de flores típicas — íris, papoulas, rosas e magnólias. Uma das festas mais apreciadas é o Festival das Tulipas, em Castiglione del Lago.
Além disso, a primavera pode ser a melhor época para viajar para a Itália e aproveitar eventos culturais e gastronômicos. Na Semana Santa, entre março e abril, por exemplo, acontecem procissões religiosas em cidades como Roma e Florença.
Explore outros países da Europa
A facilidade de se deslocar para países próximos é uma grande vantagem de viajar para o território europeu. A Itália faz fronteira com destinos clássicos, como França, Suíça e Áustria. Você pode incluir esses locais no seu roteiro, explorando ainda mais a Europa em uma única viagem!
Documentos obrigatórios para visitar a Itália
Antes de ir ao Velho Continente, é importante saber quais são os documentos necessários para essa jornada. Se você tem alguma dúvida, entenda a seguir o que precisa para viajar para a Itália.
O principal item obrigatório é o passaporte. Ele é imprescindível para entrar em quase todos os países do mundo. Além disso, o documento precisa ter, no mínimo, mais seis meses de validade a partir do seu embarque.
Os brasileiros podem entrar na Itália sem visto. Por outro lado, a partir de 2025, a União Europeia exigirá o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS). Menos burocrático, esse documento permite que o turista fique até 90 dias na região.
Para viajar à Itália, também é necessário assegurar que você pode se manter no destino. Isso acontece por meio da apresentação de extratos financeiros e comprovantes de acomodação, como uma carta-convite de moradores do país ou reservas de hotel.
Seguro viagem é obrigatório?
Todas as nações do Espaço Schengen (aproximadamente 30 países europeus) exigem que os turistas tenham um seguro viagem para visitar o continente. A cobertura mínima é de 30 mil euros em despesas médicas e hospitalares para proteger o viajante durante a permanência no local.
A importância do seguro vai muito além da estadia. A ITA Seguro Viagem oferece planos com vários benefícios para a sua segurança, como assistência em casos de atraso de voo ou cancelamento de viagem, entre outras coberturas.
Veja os melhores lugares do mundo com a ITA Seguro Viagem!
Decidiu qual é a melhor época para viajar para a Itália? Agora, garanta uma viagem tranquila e segura. Com um plano da ITA Seguro Viagem, você recebe o apoio necessário em casos de imprevistos. Faça agora mesmo a sua cotação!
Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.