fbpx

Descubra a melhor época para viajar para o Peru!

Descobrir a América Latina é uma experiência necessária na vida de muitos. Se este é o seu plano, e você  não quer começar viajando para tão longe, pode ser uma boa ideia ir ao Peru primeiro. Para começar a planejar a sua viagem, é necessário saber qual a melhor época para viajar para o Peru.

O clima no Peru é muito diferente do clima do Brasil por conta da mudança brusca de altitude. Por isso, cada época do ano é bem marcada e diferente, e as opções de atividades no país variam muito.

Clima no Peru e estações do ano

O clima do país é bem diverso, por variar de acordo com a região e a altitude. Mesmo assim, é possível classificar o Peru em três regiões climáticas principais: a costa, a serra e a selva. Se você já sabe qual é o tipo de turismo no Peru que será feito durante a viagem, fica mais fácil decidir a melhor época.

Além disso, o Peru tem dois períodos principais: o seco e o chuvoso. Saber quando cada um ocorre é fundamental para definir a melhor época do ano para viajar para o Peru.

Estação seca (maio a outubro)

A melhor época para ir em Machu Picchu, um dos principais pontos turísticos do Peru, é durante o período seco. Com menos chuvas, é muito mais fácil fazer as (várias) caminhadas, trilhas e outras atividades ao ar livre. Além disso, o céu limpo permite vistas sem iguais das montanhas das ruínas.

As temperaturas tendem a ser amenas durante o dia e frias à noite, especialmente em altitudes elevadas, então, se prepare. É uma boa ideia levar esse aspecto em consideração em qualquer outro ponto turístico do país.

Se decidir ir nesse período, que é a melhor época para viajar para o Peru, é uma boa ideia fazer trilhas como a Trilha Inca ou visitar o Vale Sagrado, principalmente se a viagem for em casal ou com um grupo de amigos. 

Estação chuvosa (novembro a abril)

De novembro até abril, o Peru fica chuvoso, e estes meses são os mais quentes do ano. Apesar de não parecer tão atrativo conhecer o Peru nessa época, há benefícios.

Com as chuvas, as paisagens montanhosas e até a parte amazônica do país fica muito mais verde. Se o intuito for explorar a selva e ver uma natureza sem igual no mundo, vale muito a pena. 

Se está pensando em levar a família para o Peru entre novembro e abril, é possível conhecer a biodiversidade da selva peruana. Cidades como Iquitos e Puerto Maldonado oferecem passeios de barco pelos rios, visitas a comunidades locais e a oportunidade de observar a fauna e flora da região.

Viajando no verão (dezembro a fevereiro)

Se quiser aproveitar o sol, a melhor época para viajar para o Peru é no verão, que acontece durante o período chuvoso. O lado bom é que, na costa peruana, o clima é quente e seco, então dá para pegar uma praia.

Cidades como Lima, capital do país, Trujillo e Paracas têm belas praias e atividades marítimas, para passear com a família ou amigos. Estas cidades também são agitadas, com muita cultura local e gastronomia de primeira, especialmente Lima, com museus e muita história.

Especificamente para casais, jantares românticos com vista para o Pacífico são bem fáceis de encontrar na costa, enquanto grupos maiores podem explorar as ilhas Ballestas ou praticar esportes aquáticos.

Viajando no inverno (junho a agosto)

Durante o inverno, as temperaturas nas regiões andinas caem significativamente, especialmente à noite. Então, é bom se preparar para um frio que não é comum no Brasil. 

Por outro lado, é a época com menos chuvas, o que se transforma no momento perfeito para viajar a cidades como Cusco, Arequipa e Puno. O que fazer no Peru nesta época inclui visitas a sítios arqueológicos, festivais culturais e experiências gastronômicas únicas.

Por ser um clima que favorece as atividades ao ar livre, eventos como a Festa do Sol (Inti Raymi), em Cusco, atraem turistas do mundo todo. Qualquer viajante ganha um mergulho incrível na história e na cultura local durante as festividades.

Documentos necessários para entrar no Peru

Depois de saber qual é a melhor época para viajar para o Peru, agora é hora de verificar os documentos necessários. Brasileiros podem viajar ao país sem passaporte, usando o RG, desde que ele esteja em boas condições e sua emissão tenha sido feita nos últimos 10 anos.

Outros documentos, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira de trabalho ou título eleitoral não são aceitos. Então, preste atenção se precisar de uma segunda via do RG. Ou, se preferir, use o passaporte. 

Brasileiros também não precisam de visto para visitar o país, contanto que a viagem seja com o objetivo de turismo ou negócios, e que a duração seja de até 90 dias. Quaisquer outras condições podem estar sujeitas ao visto. 

Além disso, é bom destacar que, durante a pandemia, era necessário tomar algumas vacinas antes de viajar, mas isso não é mais obrigatório. A única recomendação é ser vacinado contra a febre amarela, especialmente se for visitar pontos turísticos do Peru na região amazônica do país. 

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório no Peru, recomenda-se que qualquer viajante corra atrás deste documento. No país, o sistema de saúde não atende turistas de forma gratuita, então não deixe para ver isso durante o planejamento da viagem.

A ITA Seguro Viagem oferece diversos planos para atender às suas necessidades. Ter essa proteção adicional é fundamental não apenas por possíveis acidentes e emergências que podem ocorrer, mas também para evitar dores de cabeça, como uma bagagem que foi extraviada ou um atraso de voo. 

Veja os lugares mais bonitos do Peru com a ITA!

A melhor época para viajar para o Peru é agora! A ITA Seguro Viagem vai te amparar em caso de emergências, para que você fique tranquilo e curta sua viagem o tempo todo. Faça sua cotação agora mesmo e receba todas as informações em segundos!