Quais são os documentos para entrar na Espanha? Confira aqui!
Barcelona - Espanha

Quais são os documentos para entrar na Espanha? Confira aqui!

Antes de começar a rascunhar o roteiro da viagem e pensar nas majestosas catedrais que serão visitadas e nos restaurantes com os melhores pratos mediterrâneos, é obrigatório saber com antecedência quais são os documentos para entrar na Espanha.

Entender quais são os requisitos para entrar na Espanha vai te ajudar na hora de decolar, e também colabora para um planejamento mais detalhado e para evitar contratempos. 

Visto é obrigatório?

Uma das perguntas mais comuns é se o brasileiro precisa de visto para a Espanha. Normalmente, a resposta é não, se a viagem seguir algumas condições específicas (em outros casos, pode ser obrigatório).

Em uma viagem para Espanha com estadia de até 90 dias, cujo objetivo seja turismo, negócios ou visitas familiares, brasileiros estão isentos do visto, o que facilita bastante a entrada, já que diminui a quantidade de burocracia, tornando o planejamento da viagem mais simples.

Documentos necessários para entrar na Espanha

Mesmo sem precisar de visto, há comprovações de que qualquer viajante deve estar preparado para apresentar se quiser chegar à Europa. Um dos documentos para entrar na Espanha é o passaporte, que é basicamente a identidade internacional, e precisa ter no mínimo 6 meses de validade para garantir a entrada no país.

Além disso, outros documentos exigidos para entrar na Espanha são comprovantes: um de recursos financeiros, para provar que o viajante pode se manter no país durante a viagem. Essa comprovação pode ser feita por meio de dinheiro, cartões de crédito, extratos bancários, entre outros.

E o outro é de acomodação, ou seja, comprovação de que o turista tem onde ficar no país. A prova, nesse caso, pode ser uma reserva de hotel ou de outro estabelecimento, assim como uma carta-convite de um residente. 

Dentre os documentos para entrar na Espanha, especialmente na hora de passar pelas autoridades de imigração, é importantíssimo ter em mãos as passagens de volta ou para outro destino, para assegurar que o período de permanência não ultrapasse o limite. 

ETIAS

O que precisa para viajar para Espanha ainda? Se a viagem planejada for depois de maio de 2025, brasileiros precisarão apresentar o ETIAS. Qualquer brasileiro que vá visitar a Europa a turismo, por no máximo 90 dias, tem a obrigação de apresentar o documento junto com o passaporte.

O ETIAS, em português, significa “Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem”. Ele serve para todos os países participantes do Espaço Schengen e é menos burocrático que um visto. Será cobrada uma taxa de 7 euros, e a autorização vale por 3 anos. 

Seguro viagem é obrigatório?

Anota aí: o seguro viagem é obrigatório em todos os países participantes do Espaço Schengen. Ou seja, um dos documentos para entrar na Espanha é um seguro viagem de no mínimo 30 mil euros de cobertura médica. 

O Tratado de Schengen é um acordo com vários países do continente europeu (a maioria faz parte da União Europeia, mas não todos). Entre os diversos aspectos do tratado, a livre circulação entre residentes dos países signatários é um deles, assim como a obrigatoriedade do seguro para estrangeiros.

Brasileiros com cidadania espanhola

Se o viajante brasileiro tem uma cidadania espanhola, ele não precisa de visto ou seguro viagem, pois desfruta de todos os direitos que um cidadão europeu teria, incluindo a livre circulação.

Mesmo com a cidadania, o seguro viagem é de extrema importância, pois ele garante proteção contra outros tipos de imprevistos, incluindo aqueles que podem ser esquecidos facilmente, como um extravio de bagagem. 

O que o seguro viagem cobre?

Os planos da ITA Seguro Viagem para a Espanha oferecem vários tipos de assistência em casos emergenciais. Vale frisar que o atendimento emergencial odontológico e hospitalar, assim como cobertura para bagagem extraviada, são itens presentes em todos os planos.

Uma dica importante é estudar cada plano para entender qual é a cobertura ideal para todos os viajantes. Isso significa que, caso alguém queira praticar esportes radicais durante a viagem em vez de visitar um ponto turístico em Barcelona, talvez seja preciso uma cobertura diferente dos demais.

Um grande benefício dos planos da ITA é a inclusão de telemedicina. Pense assim: uma crise de rinite alérgica geralmente não leva a uma ida ao hospital, porém, às vezes, precisa de um remédio com receita. Por isso, nessa emergência, você consegue ser atendido com uma ligação de vídeo.

Outro ponto que merece destaque é a assistência 24 horas em caso de emergências. Um especialista da ITA pode ser contatado tranquilamente por WhatsApp, e-mail ou telefone, e te garante atendimento completo em português. Então, se houver algum imprevisto, a ajuda estará a uma mensagem de distância.

Veja a Espanha e tudo que ela pode oferecer com a ITA Seguro Viagem!

Para garantir uma viagem tranquila e segura, agora que você já sabe todos os documentos para entrar na Espanha, está na hora de fazer sua cotação do seguro viagem com a ITA. Não espere o acaso te encontrar e te encher de imprevistos, garanta uma viagem sem burocracia agora mesmo!