Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo que estabelece livre circulação de pessoas entre os países participantes e obriga a contratação de seguro viagem para turistas. O espaço é composto por 22 países membros da União Europeia e quatro não membros. Bulgária, Romênia, Chipre, Croácia, Irlanda e Grã-Bretanha não o integram. 

Os turistas brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos países europeus que fazem parte do espaço Schengen, desde que a visita seja a turismo e não ultrapasse o limite máximo de 90 dias.

Caso a estadia passe de 90 dias, os turistas podem ser deportados se não possuírem o visto necessário. Por isso fique atento: se a sua intenção é permanecer por mais de três meses em um dos países, você vai precisar do visto para Europa.

Os países que fazem parte deste acordo atualmente são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Listenstaine, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça.