6 pontos turísticos do Chile que você precisa conhecer
Patagônia, Chile

6 pontos turísticos do Chile imperdíveis para viajantes!

Do deserto mais árido do mundo às majestosas montanhas dos Andes e aos glaciares imponentes da Patagônia, os pontos turísticos do Chile são muito variados devido à diversidade geográfica e à rica herança cultural.

Esse é um destino muito desejado por brasileiros, não apenas pela proximidade, mas também pelo contato com a natureza. Lá, é possível viver aventuras e ainda admirar a beleza da capital. Veja todos os locais imperdíveis para fazer turismo no Chile com tranquilidade.

1. Santiago

Santiago, Chile

A capital é um dos principais pontos turísticos do Chile. É o lugar ideal para explorar o país. Com uma mistura de arquitetura colonial e moderna, Santiago oferece uma variedade de atrações, desde museus e galerias de arte até bairros pitorescos e uma vibrante cena gastronômica. 

Por ser o centro cultural do país, Santiago costuma ser um dos pontos turísticos do Chile mais visitados. É importante lembrar que, como é uma cidade em expansão, é necessário reservar um tempo considerável para conhecer todas as maravilhas locais.

Viajar para o Chile, especialmente para Santiago, é uma boa pedida para quem curte explorar diferentes experiências. A vida noturna é agitada, os museus são fascinantes e a cena gastronômica é de primeira categoria.

O centro histórico, onde está o Palácio de La Moneda, é uma das grandes atrações turísticas no Chile. Não perca a oportunidade de testemunhar a troca de guarda — um evento gratuito que oferece uma visão única da cultura e da tradição chilenas.

2. Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

Se você ainda não sabia o que fazer no Chile, aqui vai uma dica de ouro: visitar o Deserto do Atacama. Ele é o mais alto e árido do mundo, considerado um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura. 

Para explorar o Deserto do Atacama, um dos mais populares pontos turísticos do Chile, é preciso ir até San Pedro de Atacama. O passeio deve ser feito por meio de uma agência local. 

Um ponto de destaque do lugar é o Valle de La Luna, nomeado assim devido à semelhança com a superfície lunar, causada pela erosão milenar. A Laguna Cejar também é uma ótima pedida: uma lagoa de águas cristalinas e azuladas, com concentração de sal de 40%.

3. Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

Quando se pensa na Ilha de Páscoa, é quase impossível não imaginar as icônicas Moais, aquelas gigantescas e misteriosas estátuas de pedra. Porém, esse local remoto do Pacífico Sul oferece muito mais do que apenas essas impressionantes esculturas. 

Ponto importante do turismo no Chile, a Ilha de Páscoa abriga locais arqueológicos que ainda estão sendo analisados por profissionais. A beleza natural da região é incrível, desenvolvida ao longo de milênios por meio de forças vulcânicas.

Os sítios arqueológicos espalhados pela ilha contam a história da civilização Rapa Nui. Os visitantes ficam maravilhados com a arquitetura monumental e a complexidade cultural.

4. Valparaíso

Valparaiso

Outro dos famosos pontos turísticos do Chile é Valparaíso, porto colorido e boêmio, considerado uma verdadeira joia da costa chilena. Conhecido como “Cidade dos Cerros” devido às várias colinas, o lugar é um paraíso para os amantes da cultura e da arte. 

Lá, uma possibilidade de turismo no Chile para brasileiros fãs de literatura e poesia é o Museu La Sebastiana, antiga casa do poeta chileno Pablo Neruda. O destino é especialmente popular, pois oferece uma visão fascinante da vida e da obra do famoso escritor.

Além disso, a cena gastronômica de Valparaíso é muito forte. Os frutos do mar frescos são uma especialidade da região. Os restaurantes à beira-mar oferecem uma variedade de pratos tradicionais, acompanhados pelos premiados vinhos chilenos.

5. Torres del Paine

Localizado na região da Patagônia, o Parque Nacional Torres del Paine é um paraíso para os amantes do trekking (caminhada em trilhas naturais) e da natureza selvagem. 

Situado ao sul da Cordilheira dos Andes, o parque nacional tem aproximadamente 242 mil hectares. Ele fascina os visitantes pela vastidão e pelo esplendor natural, proporcionando uma experiência de isolamento e admiração. 

Com montanhas imponentes, lagos de águas cristalinas, glaciares impressionantes e uma variedade única de fauna e flora, esse parque é um destino imperdível para quem busca atividades ao ar livre.

6. Vinícolas do Vale do Colchagua

Uma das melhores dicas de turismo no Chile para os apreciadores de vinho é a visita às vinícolas do Vale do Colchagua. Elas estão localizadas na região central do país e são famosas por produzirem algumas das melhores bebidas do mundo. 

Esse vale tem clima mediterrâneo, solos férteis e influência do oceano Pacífico. Essas características da região proporcionam as condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade.

Os turistas podem desfrutar de passeios pelas vinícolas, participar de degustações de vinhos, conhecer o processo de produção da bebida e aprender sobre a história e a tradição vitivinícola da região.

Além disso, muitas vinícolas do Vale do Colchagua oferecem experiências gastronômicas ao combinarem os excelentes vinhos locais com pratos da culinária chilena, proporcionando uma experiência completa para os visitantes.

O que é preciso para entrar no Chile?

Ir para o Chile pode ser uma experiência gratificante. É importante definir adequadamente o planejamento e ficar atento, principalmente, à documentação necessária para entrar no país. 

De acordo com o site do governo chileno, os documentos necessários para entrada no país são a carteira de identidade (RG basta para brasileiros) ou passaporte válido, visto de permanência transitória, (para estadias com menos de 90 dias) e acreditação de solvência econômica.

O seguro viagem para o Chile é obrigatório?

Além dos documentos mencionados, há dúvidas sobre a obrigatoriedade do seguro viagem no Chile. O país não exige o recurso, mas, para a sua segurança, recomenda-se contratar um plano para evitar dores de cabeça com emergências médicas, cancelamento de voos e extravio de bagagens.

A ITA Seguro Viagem tem assistência 24h em português, que pode ser acessada por diversos canais, inclusive o WhatsApp. Além disso, os planos incluem telemedicina, ou seja, caso tenha uma gripe ou um mal-estar temporário, não precisa ir até o hospital.

Explore o melhor do Chile com a ITA Seguro Viagem!

Faça um tour por Valparaíso e deguste vinhos de Colchagua com a tranquilidade da assistência dos planos da ITA. O time de especialistas auxilia na escolha do melhor seguro viagem Chile de acordo com as suas necessidades.

É rápido e fácil fazer sua cotação no site para garantir o seu bem-estar e a sua segurança durante a viagem. A ITA é a melhor escolha para viajar de maneira econômica e segura para os melhores pontos turísticos do Chile!