Saber qual é a melhor época para viajar para Cuba torna o planejamento da viagem muito mais fácil. A ilha caribenha tem um clima tropical durante o ano inteiro. Porém, a depender do tipo da sua visita, alguns meses podem ser mais vantajosos.
Antes de viajar para Cuba, também é importante saber quais são os documentos necessários para entrar no país. Assim, você evita diversas preocupações que podem ser resolvidas antes!
Verão em Cuba (junho a agosto)
Cuba é um destino muito procurado por quem ama sol, calor e praias. O verão, em especial, é a melhor época para viajar para Cuba e aproveitar as praias de Varadero. Banhadas pelas águas cristalinas do Golfo do México, as areias são finas e brancas, com paisagens caribenhas fora do comum!
As temperaturas ultrapassam facilmente os 30 °C nesse período, criando um tempo perfeito para atividades praianas. Alguns exemplos são o parasailing e os passeios de jet ski, muito populares entre amigos e famílias que vão fazer turismo em Cuba.
Além das praias com areias brancas, os pontos turísticos de Cuba incluem passeios culturais e históricos. Um dos eventos mais importantes é o Festival del Caribe, que acontece em Santiago de Cuba. Anualmente, em julho, ele celebra as tradições e heranças das nações caribenhas.
Vale destacar que o verão cubano é uma estação chuvosa, especialmente entre agosto e outubro. Nesse período, a ilha pode ser afetada por ciclones e furacões. É interessante ficar de olho nas notícias para evitar surpresas desagradáveis.
Outono (setembro a novembro)
O outono cubano também tem temperaturas altas, porém mais amenas, variando entre 24 °C e 29 °C. Com um clima mais fresco, essa é uma boa estação para explorar os pontos turísticos de Cuba sem o calor excessivo.
Ainda chove muito nessa época, especialmente entre setembro e outubro. O lado positivo é que o turismo começa a entrar na baixa temporada, tornando os passeios mais calmos e menos tumultuados.
Essa é a melhor época para viajar para Cuba e ter uma experiência mais tranquila, aproveitando o país em casal ou com a família. Entre vários pontos culturais, destaca-se o Centro Histórico de Trinidad, uma cidade que preserva perfeitamente sua aparência do século XIX.
Inverno em Cuba (dezembro a fevereiro)
Outro período interessante para passar as férias em Cuba é o inverno. Apesar de ainda fazer calor, o clima é mais seco, variando entre 16 °C e 27 °C. É uma boa estação para explorar o charme de Havana Vieja, visitar fábricas de charutos em Pinar del Río ou caminhar pelos parques nacionais.
Devido ao clima mais ameno, o turismo em Cuba atinge seu pico no inverno, em um movimento que também se reflete nos preços. Portanto, se você quer economizar, é importante planejar a viagem com antecedência.
Mesmo no inverno, ainda dá para viajar para Cuba e aproveitar dias de praia. Um destino famoso é Cayo Coco, uma das ilhas mais populares do país. Ela é comparada a uma grande piscina, já que seu mar é muito calmo e relaxante.
Nessa época, ainda é possível caminhar ou pedalar no Parque Nacional El Bagá. Com uma beleza caribenha natural, o local é a casa de tartarugas, iguanas e crocodilos. Se passar por lá, prepare-se para ver esses animais!
Primavera (março a maio)
A primavera cubana, de março a maio, oferece um equilíbrio ideal entre clima agradável e menor fluxo turístico. Assim como nas outras estações, dá para ir à praia, já que as temperaturas variam entre 25 °C e 30 °C. Além disso, é possível visitar as cidades coloniais com mais calma.
Outra excelente opção para quem procura o que fazer em Cuba é o Valle de Viñales, na província de Pinar del Río. Uma das partes mais visitadas do país, a área é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO. O vale é famoso pelas incríveis formações geológicas e por sua importância agrícola, devido à produção de tabaco.
Se você prefere buscar aventuras em uma viagem solo, a primavera também pode ser a melhor época para viajar para Cuba. O período é ideal para caminhadas e visitas às cachoeiras, como as da Sierra Maestra. Além disso, vale a pena conhecer a gastronomia local, com suas misturas espanholas e africanas.
Documentos para viajar a Cuba
Com todas essas informações em mente, também é preciso saber quais são os documentos para viajar a Cuba. A lista não é grande, mas é importante prestar atenção para não haver dúvidas.
O primeiro item obrigatório é um passaporte válido, já que não dá para entrar no país com o RG. Essa é uma confusão comum, porque alguns países da América do Sul aceitam o documento brasileiro como forma de identificação.
Cuba também exige que brasileiros tenham o visto de turismo e preencham o formulário D’Viajeros, que coleta informações pessoais e dados de saúde antes da viagem. A partir disso, gera-se um QR Code para ser apresentado à fiscalização de imigração e à alfândega.
Seguro viagem é obrigatório?
Para entrar em Cuba, ter um seguro viagem é obrigatório. Sem a cobertura, há o risco de a entrada de brasileiros no território cubano ser negada. A ITA Seguro Viagem oferece vários planos que possibilitam visitar a ilha caribenha!
O seguro viagem é importante por várias razões. Em Cuba, especificamente, o sistema de saúde público não se aplica aos turistas. Por isso, os viajantes que tiverem despesas médicas precisam solicitar o reembolso à seguradora.
Veja o melhor de Cuba com a ITA Seguro Viagem
Escolha a melhor época para viajar para Cuba e conte com a ITA Seguro Viagem! Assim, você tem a tranquilidade de saber que terá a assistência necessária em qualquer emergência. Faça sua cotação agora mesmo: é simples, intuitivo e rápido!
Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.