Quais são os países que não precisam de passaporte? Veja agora!
Países que não precisam de passaporte

Quais são os países que não precisam de passaporte? Veja agora!

Experiência de vida, momentos e lembranças que podem ser capturados em uma única viagem são aspectos da vida de alguém que nunca podem ser substituídos. No entanto, é muito importante prestar atenção em quais documentos são necessários para viver isso tudo. Para brasileiros, há alguns países que não precisam de passaporte.

Os países que brasileiros não precisam de passaporte são exceções à regra mundial, pois há acordos entre nações. Em geral, é algo muito positivo, pois proporciona mais acessibilidade aos viajantes na hora de explorar.

Essa política permite que até mesmo aqueles que ainda não obtiveram um passaporte possam viajar, eliminando um possível obstáculo. Veja onde brasileiros não precisam de passaporte!

Países integrantes do Mercosul

O Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, é um bloco econômico que promove a integração regional e a cooperação entre os países membros. 

Embora o Mercosul atue em diversas áreas, ele é muito conhecido entre os brasileiros pelo benefício da política de livre circulação de pessoas. Ou seja, os países que não precisam de passaporte são aqueles que fazem parte do acordo. 

Mas atenção! É obrigatório apresentar o RG na hora de viajar. Inclusive, há destinos que exigem outros tipos de documentos para permitir a entrada de turistas.

Há outros países em que brasileiros também não precisam de passaporte para entrar. O  Mercosul possui “Estados Associados” que cumprem outros papéis no bloco econômico, mas fazem parte da política de livre circulação.

Destinos que não precisam de passaporte

Argentina

A Argentina é um dos destinos mais populares entre os viajantes do Brasil, por sua proximidade geográfica, pontos turísticos incríveis e um idioma parecido com o português. Então, muitos se perguntam se um brasileiro precisa de passaporte para Argentina, e a resposta é: não! 

Bolívia

Atualmente, a Bolívia é um dos países associados do Mercosul e ainda não faz parte do bloco econômico. Porém, está atualmente em processo de adesão, o que significa que é um dos países que não precisam de passaporte.

Chile

O Chile também é um destino muito procurado por turistas, especialmente brasileiros, devido às suas deslumbrantes paisagens. Afinal, quem não quer ver a maravilha da natureza que é o Deserto de Atacama?

Colômbia

Para entrar na Colômbia, apesar de não precisar de passaporte, o país pede para que o viajante preencha um formulário on-line chamado “Check Mig”, com uma série de informações a respeito da viagem. Além disso, é obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.

Equador

Assim como a Colômbia, o Equador permite a entrada de brasileiros com o RG, porém precisa da apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela.

Paraguai

O Paraguai não é somente um lugar para fazer compras, já que há itens com preços mais em conta. Para ver tudo que o país tem a oferecer, basta apresentar o RG na hora de embarcar, pois não há outro documento necessário. 

Peru

Para viajar para o Peru em 2024, é obrigatória a apresentação de um documento de viagem válido. No caso dos cidadãos brasileiros, tanto o passaporte quanto o documento nacional de identidade são aceitos.

Uruguai

No Uruguai, não é necessário ter um passaporte para entrar. Basta portar um documento oficial com foto de identificação em bom estado, como o RG, para circular no país. 

Venezuela

Apesar de sua beleza natural e pontos turísticos interessantíssimos, a Venezuela enfrenta uma série de problemas internos, que vão desde desafios econômicos até questões políticas e sociais. Contudo, ainda aceita o RG como identificação oficial de um viajante brasileiro.

Outros documentos

Os países da América do Sul que não precisam de passaporte, em geral, estabelecem seus próprios requisitos em relação aos documentos necessários para permitir a entrada de estrangeiros. A depender da viagem, até o visto pode ser necessário.

Além disso, outro documento valioso na hora de sair do Brasil e que ajuda a prevenir transtornos em viagens internacionais é o seguro viagem, fundamental para garantir tranquilidade durante suas viagens. 

Imagina perder sua bagagem com itens essenciais, enfrentar problemas de saúde em um país estrangeiro ou até mesmo lidar com um voo cancelado? Nesses casos, a ITA Seguro Viagem te ajuda, cobrindo diversas emergências.

Em quais países os brasileiros precisam de visto para entrar?

Para saber em quais países os brasileiros podem entrar sem visto enquanto turistas, é só acessar o site Passaport Index. Nele, há uma lista detalhada sobre a política vigente dos países em relação ao Brasil.

Necessidade de visto

Agora você já sabe quais países não precisam de passaporte no Mercosul para entrar. Com o RG, já é possível circular nesses lugares, mas é bom lembrar que CNH, Carteira de Trabalho e outros documentos além do passaporte não são aceitos como identificação.

Já o visto, a depender do tipo de viagem, pode ser requisitado pela imigração. Em viagens de turismo, os países do Mercosul permitem estadia de turistas sem visto, e o tempo de permissão pode variar, em média, entre 1, 3 e 6 meses.

Veja diversos países com a ITA Seguro Viagem!

Aproveite todos os momentos e pontos turísticos de países que não precisam de passaporte agora mesmo! Faça a sua cotação, receba todas as informações em segundos e prepare-se para viajar com tranquilidade, protegido de imprevistos.

Seguro viagem para países que não precisam de passaporte