O continente europeu é um dos destinos favoritos de milhares de viajantes. Cada estação do ano oferece uma experiência diferente no outro lado do oceano. Então, qual é a melhor época para viajar para a Europa?
Não há uma resposta certa ou errada para essa pergunta. Isso porque os melhores meses para viajar para a Europa dependem da sua preferência e do seu estilo. Dá para explorar cidades, praias, montanhas e estações de esqui, já que o continente é enorme!
Viajando para a Europa na primavera (março a junho)
Se você quer aproveitar um tempo fresco, mas levemente quente, a primavera pode ser a melhor época para viajar para a Europa. Na Holanda, por exemplo, essa estação cria cenários floridos com muitas, muitas cores!
Com poucas chuvas e dias mais ensolarados, essa é uma boa época para visitar o Keukenhof (ou Jardim das Tulipas, a flor que simboliza o país). Localizado em Amsterdã, o ponto é ideal para um piquenique em meio às cores vibrantes.
Ao sul do continente, perto de Portugal e da Espanha, as temperaturas são semelhantes, mas o tempo é mais chuvoso. Esses países também ganham flores belíssimas. Com menos turistas, pode ser a época ideal para passeios românticos.
Conhecendo a Europa no verão (junho a setembro)
Já o período de calor intenso é considerado de alta temporada. Por isso, essa é a melhor época para viajar para Europa se você gosta de praias, festivais e gente na rua, por exemplo.
As temperaturas variam bastante, ultrapassando os 30 °C em lugares como França, Itália e Grécia. O sistema de transporte tem voos e trens de curta duração, facilitando passeios em países vizinhos. Inclusive, cruzar as fronteiras de bicicleta é comum entre os europeus!
Viajar nessa época pode ser mais caro em locais com alta procura. Contudo, também há opções de países baratos para viajar pela Europa, como Hungria, Polônia e Romênia.
Seja qual for o seu país de destino, a Europa no verão tem uma grande variedade de paisagens verdes e praias com águas cristalinas. São inúmeros tipos de atividades turísticas para escolher.
Aproveitando o outono na Europa (setembro a dezembro)
O outono europeu tem temperaturas amenas, com cenários que parecem ter saído de filmes. Como as estações são bem definidas, dá para perceber o momento em que as árvores trocam de cor. É uma experiência impressionante assistir a essa mudança!
Países como Áustria e Alemanha têm preços mais atrativos nessa época, tornando-se opções interessantes para visitar em família ou com amigos. Além disso, é o período da famosa Oktoberfest, que oferece ótimos passeios gastronômicos.
Curtindo o inverno na Europa (dezembro a março)
Para quem gosta de frio, o inverno é a melhor época para visitar a Europa. Dá para aproveitar a neve em quase todas as cidades da Suíça, por exemplo. Nesse período, o comércio recebe uma charmosa decoração para as festas de fim de ano.
As cidades escandinavas também são excelentes destinos para o inverno. Em Copenhagen, capital da Dinamarca, uma das principais atrações é uma árvore de Natal decorada com cristais Swarovski.
O inverno europeu parece o cenário de um clássico cinematográfico, com mercados decorados para o Natal, luzes cintilantes e ruas cobertas de neve. Capitais como Londres, Paris e Viena são os cartões-postais dessa época do ano, o que as torna paradas quase obrigatórias nas viagens de fim de ano.
Documentos necessários para viajar
Você já tem várias opções de destinos no Velho Continente, mas sabe o que precisa para viajar para a Europa? O principal documento obrigatório é o passaporte, que deve ter uma validade mínima de seis meses.
Outros importantes documentos para viajar para a Europa são os extratos financeiros, atestando que o turista poderá se manter no destino. Também é necessário um comprovante de acomodação (uma carta de residentes europeus ou as reservas de hotel), além de uma passagem de volta ou para outro lugar.
Brasileiros não precisam de visto para entrar nos países da União Europeia. No entanto, a partir de 2025, deverão ter o ETIAS, um documento similar ao visto, mas menos burocrático. O período máximo para ficar no continente como turista é de 90 dias.
Seguro viagem é obrigatório para a Europa?
Sim, ter um seguro viagem é obrigatório para a Europa, em todos os países que participam do Tratado de Schengen. A cobertura deve ser de no mínimo 30 mil euros em despesas médicas e hospitalares, assegurando que o viajante terá assistência durante a estadia.
Outros benefícios do seguro incluem as coberturas em caso de atraso de voo ou cancelamento da viagem, além de reembolso para extravio de bagagem. A ITA Seguro Viagem oferece planos específicos para a Europa.
Veja o melhor da Europa com a ITA Seguro Viagem!
Agora que você sabe escolher a melhor época para viajar para a Europa, evite dores de cabeça com imprevistos e emergências! A ITA Seguro Viagem proporciona a tranquilidade que você merece, sem burocracias. Faça sua cotação!
Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.