Explore 5 destinos fascinantes nos pontos turísticos da Itália
Pontos turísticos Itália

Explore 5 destinos fascinantes nos pontos turísticos da Itália

Qualquer viagem à Europa que exija passar próximo ao Mediterrâneo vale uma parada na Itália. Um dos berços da civilização ocidental, com centenas de pontos turísticos da Itália incríveis, merece atenção.

Com tantos lugares para conhecer na Itália, cada roteiro de viagem deve ser único e particular aos que estão participando da viagem. Mas há algumas coisas que não podem ser excluídas. 

Ainda, alguns detalhes devem ser levados em consideração antes do passeio começar. Há muito o que fazer na Itália, mas é preciso saber o que é necessário antes de entrar no país.

Documentos obrigatórios para entrar na Itália

Na Europa, quase 30 países assinaram o Tratado de Schengen, que permite aos cidadãos dos países signatários se locomoverem livremente entre as suas fronteiras. 

Porém, para quem é estrangeiro, isso significa que é preciso ter uma cobertura hospitalar e médica mínima de 30 mil euros. Sendo assim, o seguro viagem é obrigatório para a Itália, que faz parte do tratado.

Além disso, a partir de maio de 2025, brasileiros precisarão apresentar a autorização ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, em inglês) junto com a documentação padrão, como passaporte, seguro viagem e reservas, mesmo se for turismo com até 90 dias de duração. 

Para conseguir o ETIAS, é necessário pagar 7 euros para garantir a entrada na Europa. A requisição pode ser feita on-line. A seguir, conheça os destinos que não podem faltar no seu roteiro:

1. Roma – Coliseu

Um dos mais clássicos pontos turísticos da Itália é o icônico Coliseu, em Roma. Esse antigo anfiteatro, uma obra-prima de engenharia e da arquitetura romana, tem um sistema de túneis subterrâneos, elevadores e uma arena central que podia ser inundada para recriar batalhas navais.

Construído durante o Império Romano, por volta dos anos 70-80 d.C., sob a dinastia dos Flávios, ele foi palco de espetáculos como batalhas de gladiadores, caçadas de animais selvagens, execuções públicas e reconstituições de batalhas famosas.

Apesar de diversas transformações e danos, o Coliseu ainda é um dos pontos turísticos mais famosos da Itália e atrai milhões de visitantes todos os anos. É também um símbolo duradouro do poder do Império Romano, além de ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

2. Pisa – Torre de Pisa

O grande ícone dos pontos turísticos da Itália é a Torre de Pisa. Um dos monumentos mais famosos do mundo, ela está na cidade de Pisa, na região da Toscana. A fama vem por ser, literalmente, uma torre inclinada, resultado de um movimento inesperado durante a sua construção.

A torre faz parte do conjunto arquitetônico da Catedral de Pisa, e sua construção começou em 1173, apesar de ter sido interrompida diversas vezes, por conta de guerras e instabilidades políticas. Nesse período, o solo macio da região fez com que ela começasse a inclinar.

No final do século XX, um trabalho extenso de engenharia foi realizado para estabilizá-la e reduzir a inclinação. Desde então, esta diminuiu significativamente, permitindo que os visitantes subam até o topo com segurança.

Hoje, a Torre de Pisa é um dos principais pontos turísticos da Itália e atrai milhões de visitantes todos os anos. Também é um dos lugares com mais fotografias engraçadinhas do mundo, com turistas “segurando” ou “empurrando” o monumento.

3. Veneza – Canal Grande

Principais pontos turísticos Itália

Um dos lugares mais bonitos da Itália, a cidade de Veneza foi construída sobre a água e é um local único no mundo. O seu Canal Grande é o principal curso d’água que corta a cidade flutuante. 

Com mais de 4 km de comprimento, o Canal Grande serpenteia por Veneza, dividindo-a em duas partes e servindo como uma das principais vias de transporte da cidade.

Ele foi palco de eventos históricos, festividades e cerimônias. O Canal oferece passeios de gôndola e vaporetto (ônibus aquático), permitindo que os visitantes apreciem a beleza da cidade a partir de uma perspectiva inigualável. 

Além de sua importância histórica e cultural, o Canal Grande é fundamental para a vida cotidiana dos venezianos, pois serve como uma via para o transporte de mercadorias e passageiros. 

4. Milão – Catedral de Milão (Duomo)

A Catedral de Milão, conhecida como “Duomo di Milano”, em italiano, é uma das mais impressionantes e majestosas catedrais góticas do mundo. Localizada no coração da cidade, na região da Lombardia, a sua construção começou no século XIV e levou várias gerações para ser concluída.

Um dos elementos mais emblemáticos da Catedral de Milão é o seu intrincado telhado de mármore branco, que é adornado com inúmeras estátuas e pináculos. Além de seu significado religioso, a Catedral é um símbolo de identidade e orgulho para os habitantes da cidade. 

Com uma beleza incomparável e uma história rica, a Catedral de Milão continua a atrair visitantes de todo o mundo, que vêm maravilhar-se com sua grandiosidade e esplendor arquitetônico. Sem dúvidas, é um dos melhores lugares para conhecer na Itália

5. Pompeia – Ruínas de Pompeia

As ruínas de Pompeia são um testemunho da vida e da tragédia que assolou esta antiga cidade romana. Localizada perto de Nápoles, no Sul da Itália, Pompeia foi uma cidade próspera e movimentada até ser devastada pela erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C.

As escavações arqueológicas são um dos principais lugares para visitar na Itália, pois revelaram ruas pavimentadas, casas, lojas, banhos, teatros e até mesmo um anfiteatro. Uma das características mais marcantes desse local é a preservação dos corpos das vítimas da erupção vulcânica. 

Hoje, as ruínas de Pompeia são um dos sítios arqueológicos mais visitados do mundo e atraem milhões de turistas todos os anos. Elas são reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Veja os melhores lugares do mundo com a ITA Seguro Viagem!

Com tantas opções de pontos turísticos da Itália, a ITA Seguro Viagem consegue te acompanhar em todos os destinos, com tranquilidade e garantia de suporte, sabendo que o seguro viagem está no bolso. Caso haja alguma emergência, a assistência da ITA está disponível 24 horas por dia, oferecendo suporte em português via WhatsApp e outros meios de comunicação.

Faça agora mesmo a sua cotação com a ITA Seguro Viagem e visite todos os pontos turísticos da Itália com a certeza de que, em casos de imprevistos, dos menores aos maiores, você terá todo o apoio necessário.

Seguro viagem internacional