Viajar pode ser sempre uma experiência incrível, independentemente da época do ano. Mas aproveitar aquele período de recesso é ideal para encaixar um passeio específico e, por isso, é preciso saber quais são os melhores lugares para viajar em janeiro.
Viajar em janeiro oferece o melhor dos dois mundos: verão e praia, ou frio e neve. Então, são vários destinos que podem ser escolhidos nesse período — tudo depende do objetivo da viagem.
O que precisa para viajar?
Primeiro de tudo, antes de viajar, algumas coisas precisam ser verificadas durante o planejamento. Uma delas é a documentação obrigatória: passaporte, visto (que depende do país de destino) e comprovantes financeiros e de estadia. Alguns países exigem determinados formulários, então não se esqueça de conferir.
Além disso, o seguro viagem é um item imprescindível na hora de viajar. Em alguns lugares, inclusive, é obrigatório — com o risco de o viajante ser proibido de entrar no país se não tiver. Esse é o caso da União Europeia: todos os integrantes do Tratado de Schengen exigem cobertura hospitalar e médica de no mínimo 30 mil euros.
Se o seu país de destino não tiver essa obrigatoriedade, é bom levar em consideração mesmo assim. Afinal, quem que tem uma bola de cristal que pode ver o futuro? Não dá para saber quando algum imprevisto ou acidente vai acontecer.
Destino com neve
Se o seu sonho é ver neve, saber para onde viajar em janeiro é essencial. A Europa oferece centenas de destinos, mas um clássico do começo do ano é a Suíça. Já ouviu falar dos vilarejos alpinos? Talvez valha a pena descobrir um pouco mais sobre St. Moritz, principalmente para quem quer viajar solo ou em casal.
Um dos melhores lugares para viajar em janeiro, St. Moritz supera qualquer expectativa. Com paisagens alpinas e ambiente luxuoso, é impossível não experimentar algo parecido com mágica. O vilarejo fica no Cantão de Grisões, e é considerado o berço do turismo de inverno alpino.
Há diversas atrações na cidade, entre elas o Lago de St. Moritz, que é super famoso por suas atividades na neve, mas também é um cenário invernal inesquecível para qualquer turista que passa por ele.
A St. Moritz Dorf é o centro histórico da região, com boutiques de luxo e restaurantes gourmet, oferecendo uma experiência típica da Suíça. Ainda, da parte cultural, há o Museu Engadiner, que fica no antigo edifício da prefeitura, com a história, a cultura local e as tradições regionais.
Um dos mais incríveis lugares frios para viajar em janeiro, St. Moritz também é o local perfeito para apenas relaxar em hotéis ou nas termas, ideais para um bom descanso. É uma vivência de spa única em um cenário alpino.
Janeiro quente e praiano
Agora, se o objetivo for passear por praias cristalinas, beber drinks à beira d’água e curtir o calor, um dos melhores lugares para viajar em janeiro é Cancún, localizada na Costa Leste da Península de Yucatán, no México. A cidade é a própria combinação de relaxamento, entretenimento e cultura.
Um dos grandes destaques para passar as férias de janeiro é a praia Delfines, conhecida como El Mirador — uma das mais famosas do lugar. Além de sua aparência incrível, ela oferece vistas panorâmicas espetaculares do Caribe.
Ainda, a cidade abriga o Museu Maya de Cancún, com uma coleção impressionante de artefatos da civilização maia. É um bom passeio para fazer durante a tarde, para conhecer a fundo a história e a cultura da região. Se quiser investigar mais, as ruínas de Tulum e Cobá estão relativamente próximas.
Cancún também é muito famosa por sua vida noturna, com várias opções de bares e baladas, para todos os gostos. A Zona Hotelera é o ápice dessa agitação, com opções de entretenimento que vão desde festas na praia até shows e eventos ao vivo.
Cultura e história
Ir para Paris pode ser um dos melhores lugares para viajar em janeiro, a depender do objetivo da sua viagem. Um dos motivos é a baixa temporada, que afasta multidões de turistas dos pontos turísticos principais da cidade. Mas quem avisa amigo é: as temperaturas podem chegar aos 2°C nesse período.
Dentre todos os lugares para viajar em janeiro, Paris é uma boa opção também para economizar, já que os hotéis tendem a baixar os preços, e os ingressos para atrações como o Museu do Louvre não são tão disputados.
Inclusive, é o momento perfeito para ter uma experiência única: subir na Torre Eiffel e ver a cidade mais romântica do mundo repleta de neve. O monumento foi construído em 1889 e tem mais de 300 m de altura, sendo um lugar ideal para criar uma memória vívida. E também há outros pontos turísticos para ver no inverno.
Viagem em família na América do Sul
O Uruguai é uma excelente opção para viajar com a família em janeiro, principalmente por estar perto do Brasil. A capital do país, Montevidéu, é uma cidade animada, com história, cultura e modernidade.
Em janeiro, verão em Montevidéu, com uma temperatura média de 26°C, podendo esfriar à noite. Em geral, o tempo é seco, mas tem suas chuvas passageiras.
Alguns dos pontos turísticos da cidade que valem a pena conhecer são a Cidade Velha, que tem várias ruas de paralelepípedos, monumentos históricos e muitas praças e mercados de rua.
Outro ponto interessante para passeio é a avenida costeira Rambla, que tem vista para o Rio da Prata. Além disso, a cidade abriga uma rica cena cultural, com diversos museus, galerias de arte e teatros.
Tire suas férias com a ITA Seguro Viagem!
Os melhores lugares para viajar em janeiro esperam por você! Tenha uma viagem tranquila e evite perrengues desnecessários: faça sua cotação com a ITA Seguro Viagem e tenha todas as informações que precisa em minutos.
Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.