Atualmente, as fronteiras estão abertas para que os brasileiros possam ingressar no país do Alfajor. No entanto, alguns requisitos para entrar na Argentina ainda são necessários.
Logo, para conhecer os encantos deste país, bem como sua culinária e cultura incríveis, alguns requisitos são indispensáveis.
Acredite: vai valer a pena cada esforço empregado para conhecer um dos lugares mais fantásticos do mundo: a Argentina.
E aí, quer saber quais são os requisitos para entrar na Argentina e como você pode planejar a viagem dos seus sonhos?
Então, continue conosco e boa leitura!
Requisitos para entrar na Argentina, quais são?
Com a instalação da pandemia por Covid-19, muitos países começaram a restringir o turismo no local, justamente para conter a disseminação da doença.
Inclusive, em muitos países, como é o caso da Argentina, impediram brasileiros de entrar em seu território, visto o país ser um dos locais com uma das maiores taxas de contaminação.
Porém, com o passar do tempo, houve um afrouxamento das medidas de proteção, fazendo com que a Argentina – e outros países – reabrisse suas fronteiras, autorizando a entrada de brasileiros, conforme mostra a reportagem do Poder 360.
No entanto, alguns requisitos para entrar na Argentina foram mantidos, justamente para que houvesse um controle mais efetivo.
Porém, com relação à Covid-19, NÃO existe mais restrições e nem tampouco são exigidos requisitos para entrar na Argentina.
Para sanar quaisquer dúvidas ou solicitar maiores esclarecimentos, sugerimos que entre em contato diretamente com a Dirección Nacional de Migraciones.
Antes, era preciso se atentar às duas entradas ao país, por via aérea ou por via terrestre. Veja!
- Entrada por via aérea: os ingressos ao país por via aérea estão habilitados partindo de todos os países. No site do Governo da Argentina, você poderá consultar uma lista completa dos aeroportos considerados habilitados;
- Entrada por via terrestre: segundo informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores Brasileiro, “o ingresso no território argentino está habilitado através da ‘Ponte Internacional Paso de los Libres – Uruguaiana’ e da ‘Ponte Internacional Santo Tomé – São Borja’”.
Hoje, não existem mais requisitos para entrar na Argentina no que diz respeito à Covid-19. No entanto, antes dessa medida, as recomendações eram as seguintes:
- Argentinos e estrangeiros que possuam residência oficial (DNI) com a vacinação completa: a apresentação de vacinação contra Covid-19 é obrigatória, seja no formato digital ou físico;
- Argentinos e estrangeiros que possuam residência oficial (DNI) com a vacinação incompleta: devem apresentar documento que comprove resultado negativo de teste PCR ou antígeno para Covid-19 dentro de 24 horas após o seu ingresso;
- Estrangeiros turistas, porém com a vacinação completa: apresentação da vacinação para Covid-19, bem como seguro viagem com cobertura para Covid-19 (o qual deve possuir cobertura para traslado, isolamento e/ou internação);
- Estrangeiros turistas, porém com a vacinação incompleta: devem apresentar documento que comprove resultado negativo de teste PCR ou antígeno para Covid-19 dentro de 24 horas após o seu ingresso;
- Transportistas de carga e de passageiros estrangeiros: devem apresentar seguro viagem com cobertura para Covid-19 (o qual deve possuir cobertura para traslado, isolamento e/ou internação).
Essas medidas foram suspensas pelo Governo da Argentina em outubro de 2022, segundo reportagem divulgada pelo Portal G1.
Quais são os documentos necessários para entrar na Argentina?
Agora que você já aprendeu quais são os requisitos para entrar na Argentina é momento de conhecer os documentos para que o ingresso não seja impedido.
Uma coisa boa: o Brasil e a Argentina são países que fazem parte do Mercosul. Logo, há uma facilidade maior na hora de cruzar a fronteira com o país vizinho.
No entanto, mesmo que não haja complicações, o recomendado é se planejar com antecedência, justamente para que você esteja dentro de todos os requisitos.
Como mencionamos anteriormente, a Argentina está com as portas abertas para os brasileiros e não há mais exigências com relação à Covid-19.

Passaporte ou RG
O turista brasileiro, caso queira ingressar no país “Hermano”, não precisa mais apresentar o passaporte válido, visto que ambos os países – Argentina e Brasil – fazem parte do Mercosul.
Dessa forma, apenas a apresentação de um documento de identidade válido (RG, por exemplo) e original é o suficiente para entrar no território argentino.
Vale lembrar que a identidade precisa ter sido emitida há menos de 10 anos.
Inclusive, a partir da foto de identificação, deve ser possível identificar o viajante de forma clara, o qual será fiscalizado por um agente de migração da Argentina.
Além disso, é importante mencionar que não há a necessidade de apresentação do visto nos casos de turismo com até 90 dias de duração.
RNE (Registro Nacional de Estrangeiro)
Caso o turista resida no Brasil e possua o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), o qual é emitido pela Polícia Federal, esse documento poderá ser utilizado para sair e entrar na Argentina.
No entanto, essa regra é válida apenas para viajantes que venham de países em que o visto não seja requerido.
O Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto, da Argentina, elencou quais países não necessitam de visto para ingressar na Argentina por turismo.
Vale a pena conferir!
Afinal, é preciso ter visto para viajar à Argentina?
Como citamos ao longo do conteúdo, por conta da relação entre Brasil e Argentina ser mediada pelo Mercosul, os brasileiros que vão a turismo não necessitam de visto.
Dessa forma, apenas portando o RG é possível entrar e sair do país sem maiores complicações.
Logo, o visto, atualmente, não é um dos requisitos para entrar na Argentina.
Quanto tempo posso permanecer na Argentina como turista?
Como turista, o brasileiro pode permanecer na Argentina por até 90 dias. Esse prazo é concedido por um oficial do serviço de imigração do país.
Vale a pena fazer um seguro de viagem internacional para visitar a Argentina?
Atualmente, o seguro viagem não é um requisito para entrar na Argentina. Porém, por mais que não seja obrigatório, é altamente recomendável que você não viaje sem contar com um.
Isso porque, durante uma viagem vários imprevistos acontecem, não é mesmo? Ainda mais estando em um país desconhecido…
Por conta disso, é fundamental que você esteja amparado por um excelente seguro de viagem internacional para visitar a Argentina.
E aqui, na ITA Seguro Viagem, você encontra o que há de melhor e coberturas completas, justamente para que você aproveite cada momento da viagem e deixe o resto com a gente.
Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre as soluções que nós podemos te oferecer!

Conclusão
No conteúdo de hoje, você aprendeu quais são os requisitos para entrar na Argentina e a importância de planejar sua viagem com antecedência para não correr nenhum risco.
Além disso, foi capaz de perceber que, mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem internacional para viajar para a Argentina é a melhor opção para uma viagem mais confortável e segura.
Viaje tranquilo com a ITA Seguro Viagem!

Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional e Nacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.