O seguro viagem internacional é obrigatório?
Seguro viagem internacional obrigatório

O seguro viagem internacional é obrigatório? Saiba a resposta aqui!

Você está planejando a sua primeira viagem para fora do país, confere todos os documentos e aí surge a seguinte questão: o seguro viagem internacional é obrigatório? Afinal, você sabe qual é a resposta? Aqui, você tem um novo item do planejamento da viagem dos seus sonhos.

A resposta não é tão simples como um “sim” ou “não”. Entretanto, o que é possível afirmar é que adquirir um plano é a melhor opção para viajar sem dor de cabeça e com a garantia de que, se houver uma emergência, você será assistido.

Mas como funciona o seguro viagem?

Turista com seguro viagem internacional

Saber como funciona o seguro viagem internacional é o primeiro passo para entender sua importância. O conceito é fácil de entender: é um serviço que tem o objetivo de ajudar o viajante enquanto ele está mundo afora. Por isso, se ele sofrer imprevistos, haverá alguém para ajudá-lo naquele momento.

Normalmente, a cobertura dos planos inclui despesas médicas, extravio de bagagem e cancelamento de voos. Diferentes planos têm coberturas distintas. Confira sempre os detalhes de cada uma antes de escolher.

No caso da ITA Seguro Viagem, os planos também possuem assistência 24 horas, que é feita através de mensagens do WhatsApp, em português, e telemedicina, o que pode ser muito útil e prático durante a viagem.

Em quais regiões é obrigatório?

O seguro viagem internacional é obrigatório em uma série de países. Alguns determinaram a regra por meio de acordos políticos, enquanto outros optam pela proteção dos próprios sistemas de saúde.

Apesar de existirem países que exigem seguro viagem, também há os que não pedem o documento. É importante destacar que ter um plano traz mais paz de espírito, devido à segurança que ele agrega durante todo o passeio, caso algum imprevisto ocorra.

Europa

O seguro viagem é obrigatório para Europa. O velho continente só emite o visto de entrada (que também é necessário em determinados países) se houver um comprovante da assistência. Assim, o viajante pode ser impedido de entrar em um dos países que exige o seguro, sendo barrado na imigração.

Agora, por que o seguro viagem internacional é obrigatório lá? A resposta está no bloco econômico e político do continente, a União Europeia. A maior parte dos países que fazem parte desse bloco exige o documento.

Isso acontece por causa do Tratado de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas nas regiões participantes sem precisar de passaporte, somente um documento de identificação — parecido com o que ocorre no Mercosul.

Atualmente, são 27 países que fazem parte do Tratado de Schengen, e alguns não fazem parte do bloco. Confira quais são: 

  • Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia;
  • Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália;
  • Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos;
  • Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça;
  • Bulgária, Chipre e Romênia estão em processo de adesão.

América do Sul

O seguro viagem internacional é obrigatório para a maioria dos países da América do Sul? Não. A maioria dos países não exige. Porém, é recomendado que seja feito, mesmo se o seu destino fizer fronteira com o Brasil.

Por exemplo, não é obrigatório seguro viagem para Argentina, mas, mesmo que não aconteça nenhuma emergência médica, imprevistos como cancelamento de voos e extravio de bagagens podem ocorrer.

Por outro lado, Cuba é um país que exige seguro, e é uma viagem dos sonhos para muitos brasileiros. Portanto, é sempre interessante verificar os detalhes de cada país em embaixadas e nos sites governamentais.

Vantagens de contratar

Casal viajando mais feliz

Ao considerar tudo que foi mencionado até agora, dá para concluir que existem muitas vantagens do seguro viagem para quem quer ter uma jornada tranquila por aí.

Com diversas coberturas, o seguro viagem é capaz de atender a diferentes tipos de necessidades, a depender de quem vai viajar. A parte primordial é entender que ele só cobre emergências, para que ninguém tenha custos extras ou experiências desagradáveis após tanto esforço e planejamento.

Como contratar o seguro?

Para contratar um plano, é imprescindível pensar qual tipo de viagem será realizada. Quais atividades serão feitas? O turismo será voltado para aventuras na natureza, por exemplo? Tudo isso conta na hora de escolher o plano ideal.

Além disso, é uma viagem individual ou de família? Essa é outra questão importante, especialmente ao considerar a idade das pessoas. Depois de conferir todos esses dados e encontrar o plano certo, é só seguir para a contratação. 

Faça a viagem dos seus sonhos com a ITA Seguro Viagem!

Agora que você já sabe quando o seguro viagem internacional é obrigatório ou não, tenha a garantia de que não terá dor de cabeça no mundo que te impedirá de curtir a viagem dos seus sonhos. Faça agora a cotação e, em questão de segundos, consiga todas as informações que você precisa.