O turismo cultural é uma forma de viajar mais focada no aprofundamento em costumes, práticas e estilos de vida completamente diferentes. Isso acontece por meio de conexões com a história, a arte e o cotidiano dos destinos visitados.
Cada país tem características únicas! Por isso, todo destino oferece muitas oportunidades de mergulhar na cultura local, explorando outras línguas, religiões, modos de viver e visões de mundo.
Por que fazer uma viagem cultural?
Fazer uma viagem cultural é uma ótima forma de adquirir saberes, sair da zona de conforto e experimentar tradições de outros lugares. Além disso, descobrir novas culturas e aprender sobre elas permite que você aprimore seu autoconhecimento.
O turismo cultural internacional também é uma oportunidade para praticar mudanças positivas ao longo da estadia. Ao voltar para casa, você pode desenvolver novas perspectivas, ampliando sua compreensão do mundo e das pessoas ao seu redor.
Há muitos tipos de turismo cultural. Os roteiros podem incluir museus, monumentos históricos, festivais, rotas gastronômicas e experiências artísticas, por exemplo. Essas opções revelam a essência dos lugares, indo além dos pontos tradicionais.
Principais destinos de turismo cultural ao redor do mundo
Cada destino tem características únicas de arte, culinária, espiritualidade e história. Com tanta diversidade, o turismo cultural oferece roteiros para todos os gostos, seja qual for a sua preferência na hora de viajar!
1. França
A cidade de Paris é uma referência mundial quando se trata de cultura, arte, história e moda. A capital francesa tem pontos turísticos muito conhecidos, como o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame, além de vários outros para aproveitar.
O bairro de Montmartre, por exemplo, é famoso pelo cenário boêmio, histórico e artístico. Por lá, já passaram pintores como Picasso e Monet. Além disso, há restaurantes clássicos e pontos tradicionais, como o Café de Flore e o Les Deux Magots, que proporcionam uma experiência imersiva.
2. Japão
O Japão combina tradições milenares e modernas. Entre templos, festivais e cerimônias do chá, é possível vivenciar o turismo religioso em cidades como Kyoto, que é repleta de santuários.
A capital, Tóquio, é mais um exemplo da união entre tradição e modernidade. Alguns pontos interessantes são o Templo Senso-ji, no bairro histórico de Asakusa, e o Santuário Meiji, em Shibuya. Já as regiões de Shinjuku e Odaiba ostentam uma arquitetura futurista e moderna.
O Museu Nacional de Tóquio e o Museu Ghibli oferecem uma imersão na história e na cultura pop do Japão. Eles atraem fãs de animês e mangás para as regiões de Akihabara e Harajuku, onde a moda e o estilo japonês são efervescentes.
3. Itália
Com cidades icônicas e uma das culinárias mais apreciadas do mundo, a Itália é um bom destino para aproveitar o turismo gastronômico e o histórico. O país é muito conhecido pela riqueza cultural e arquitetônica.
Em Roma, a capital do país, os viajantes podem conhecer clássicos pontos turísticos italianos, como o Coliseu e o Panteão. Outra dica é visitar os museus da Cidade do Vaticano, onde ficam a Basílica de São Pedro e a famosa Capela Sistina, de Michelangelo.
Além das cidades históricas, a Itália tem paisagens de tirar o fôlego. As colinas da Toscana e a Costa Amalfitana, com falésias e águas cristalinas, são alguns dos destinos mais deslumbrantes do Mediterrâneo.
4. Peru
Para quem quer apreciar o turismo étnico, o Peru é um excelente destino. Em Cusco, os viajantes podem aprender sobre a cultura dos povos incas e o misticismo da região. A cidade tem sítios arqueológicos importantes, como Sacsayhuamán e Ollantaytambo, que revelam a importância histórica do local.
No Vale Sagrado, dá para conhecer comunidades locais que preservam tradições ancestrais. Visitar Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo moderno, é outra excelente oportunidade de entender mais sobre civilização inca em meio às montanhas andinas.
Dicas para aproveitar o turismo cultural
Algumas práticas podem ajudar você a aproveitar o turismo cultural ao máximo. Confira dicas para aprofundar sua experiência, fazendo uma imersão nas tradições e na história dos destinos escolhidos!
Estude o destino
Pesquise um pouco sobre a história e os costumes locais para aproveitar bem as visitas a monumentos e museus. Entender o contexto cultural e as tradições do destino torna a experiência mais completa. Assim, você pode apreciar melhor os detalhes que compõem esses locais históricos.
Experimente a culinária local
A gastronomia é uma das melhores formas de conhecer uma cultura! Vale participar de degustações e até fazer cursos de culinária, por exemplo. Cada prato conta uma história, seja pela combinação de ingredientes locais, seja pelos métodos de preparo transmitidos ao longo das gerações.
Visite bairros tradicionais
Muitos destinos têm bairros tradicionais que proporcionam um bom entendimento da cultura local. Ao visitar essas regiões, você pode vivenciar os costumes de forma mais íntima, conversando com moradores e conhecendo mais sobre a rotina do lugar.
Participe de festivais
Festivais e eventos são boas oportunidades para ver a cultura local em uma expressão mais viva. Durante essas celebrações, a música, a dança, as tradições e as crenças do povo ganham destaque, criando um ambiente de alegria e compartilhamento.
Experimente o turismo cultural com a ITA Seguro Viagem!
Quer ter uma viagem tranquila? A ITA Seguro Viagem proporciona segurança para a sua aventura enquanto você aproveita tudo que o turismo cultural oferece! Evite dores de cabeça e receba assistência em caso de emergência. Faça sua cotação agora!
Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.