Dicas para acampar

Acampar é uma forma de viajar e se conectar com a natureza.

Se você for acampar, deve estar preparado para muitas aventuras. Ao mesmo tempo, tente se organizar para evitar perrengues que podem surgir sem um bom planejamento, ainda mais se for a sua primeira vez acampando.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas:

  • Escolha o seu destino e pesquisa bem sobre ele

Conhecer bem o destino faz toda a  diferença. Você deve ver como vai ficar o tempo, se precisa levar roupa de frio, se está no período de chuvas e, principalmente, veja um bom lugar para armar a sua barraca. Verifique também se os passeios devem ser feitos de carro ou se podem ser feitos a pé.

Se for a sua estreia em acampamentos, o ideal é você optar por ficar em campings que tenham uma estrutura melhor, ou seja, com banheiros, chuveiros com água quente, tomadas, cozinha compartilhada etc.

  • Leve uma boa barracaEscolha uma barraca de qualidade e que lhe dê conforto, já que ela será a sua casa durante a viagem. Se você for viajar de carro, você pode levar uma barraca maior e mais pesada. No entanto, se for carregar a barraca enquanto faz as trilhas ou longas caminhadas, o ideal é levar uma mais leve. Se atente para levar barracas impermeáveis para não deixar que uma chuva molhe todas as suas coisas.

Quando for escolher o tamanho da sua barraca, leve em consideração o tamanho do seu saco de dormir ou do colchão inflável. Este último, é mais confortável, mas pode ocupar muito espaço.

Se você for para lugares muito frios, não deixe de levar o isolante térmico para ter uma noite mais confortável. Ah, e não se esqueça de deixar a sua barraca sempre fechada. Assim, você evita que o frio, a chuva e os animais entrem.

  • Planeje o que vai fazer em cada dia

É claro que imprevistos acontecem, mas o ideal é fazer um planejamento das atividades de cada dia de viagem para conseguir selecionar o que você precisa levar de alimentos e roupas.

Enquanto estiver pensando nas refeições de sua viagem, considere os utensílios que se deve levar (não se esqueça do isqueiro para acender o fogo) e dê preferência aos pratos mais fáceis de fazer e que podem ser divididos por todos do grupo. Assim, você não leva peso extra na sua mochila. Não se esqueça de levar pequenos lanchinhos que você pode comer durante as trilhas e as caminhadas.

Uma dica: quando for fazer a comida não deixe os alimentos expostos ou destampados para não atrair bichos.

Em relação às roupas, não se esqueça de levar casacos, capas de chuva e sapatos confortáveis e adequados para caminhadas.

Ah, também leve sacos para guardar a roupa molhada ou suja na mochila e para recolher o seu lixo. A natureza agradece. 😉

      • Faça uma lista de coisas que você não pode deixar de levar

Muitas vezes se quer diminuir os pesos das mochilas e se deixa de levar itens importantes. Algumas coisas, entretanto, são essenciais e você não pode abrir mão delas. A lanterna, por exemplo, é muito importante já que permite que você ilumine a sua barraca e circule por trilhas e pelo camping durante a noite.

Os itens de higiene pessoal também são muito essenciais. Dois itens que você não pode esquecer para conseguir ter mais conforto são o repelente, já que geralmente existem muitos mosquitos nos campings e nas trilhas, e o protetor solar, que evita insolações e queimaduras que podem te impedir de fazer alguma atividade.

A maioria dos campings não disponibiliza papel higiênico. Verifique se o seu camping oferece e, se necessário, não esqueça de levar papel suficiente para toda a sua viagem.

Quando for arrumar a sua mochila, pegue a sua lista e verifique se colocou tudo dentro para curtir a sua viagem sem perrengues. 🙌 

Acampar é uma ótima oportunidade de sair da rotina e da sua zona de conforto. Aproveite este momento para se reconectar com a natureza, deixar o celular um pouco de lado e curtir a viagem por inteiro.