Um brasileiro precisa de visto para Alemanha? Tire suas dúvidas!

Um brasileiro precisa de visto para Alemanha? Tire suas dúvidas agora!

Visitar patrimônios históricos, experimentar a gastronomia local e conhecer a vida noturna da Alemanha é o sonho de várias pessoas. Porém, para conseguir absorver toda a cultura e a história do país, é preciso se perguntar algumas coisas antes de viajar. Por exemplo, brasileiro precisa de visto para Alemanha?

Essa pergunta não é incomum de ser feita antes de viajar para a Alemanha. Na verdade, ela é recorrente para diversas regiões do mundo. Checar quais documentos são necessários para viajar é um passo importantíssimo, independentemente do destino.

Visto para Alemanha

Na maior parte dos casos, responder à pergunta “Brasileiro precisa de visto para Alemanha?” é simples. Se a viagem tiver como objetivo turismo, negócios, visitas familiares ou participação em eventos, não é obrigatório emitir o visto antes de ir para a Alemanha caso a duração for menor do que 90 dias.

Existem algumas ocasiões em que brasileiros precisam, de fato, de visto para Alemanha. Em casos de viagens cujo foco seja estudos (como, Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado), trabalho ou residência, é obrigatório que o cidadão brasileiro tenha o visto. 

Quais documentos são obrigatórios?

Apesar do visto não ser obrigatório em viagens curtas de turismo, há outros documentos para entrar na Alemanha que são extremamente importantes e precisam estar em mãos na hora de embarcar.

O primeiro (e talvez o mais óbvio, mas é sempre bom reforçar) é um passaporte válido, que será a forma mais importante de identificação na União Europeia. E é fundamental que o documento esteja com uma validade de no mínimo 6 meses. 

Mesmo com a resposta negativa para a pergunta “Brasileiro precisa de visto para Alemanha?”, não é incomum os oficiais da Alemanha questionarem se o viajante tem recursos financeiros para se manter durante a sua passagem pelo país e, por isso, é obrigatório ter os comprovantes de fácil acesso. 

Além disso, para aproveitar o turismo na Alemanha, é essencial ter o comprovante de hospedagem e a passagem de volta, ou ao menos a passagem de continuação da viagem para fora do espaço Schengen.

O seguro viagem para a Alemanha é obrigatório?

Outro aspecto muito importante antes de correr e decidir quais serão os pontos turísticos principais que vão entrar no roteiro da viagem para a Alemanha é saber que o seguro viagem para a Alemanha é obrigatório.

Uma das exigências para viajar à Alemanha é que o viajante tenha seguro viagem. Toda a contratação  precisa ser realizada antes da data de embarque no país de origem, além de precisar cobrir todos os dias em que o turista estará lá. Caso contrário, a entrada na Europa pode ser recusada.

Atualmente, a Alemanha faz parte do Tratado de Schengen, que é um acordo assinado entre 27 países da Europa. O acordo significa que existe a livre circulação de turistas dentro das regiões signatárias, e uma das regras para tal é ter um seguro viagem internacional com cobertura mínima de 30 mil euros.

Brasileiros com cidadania alemã

Ponto importante: para quem tem um passaporte europeu, o seguro viagem não é obrigatório. Brasileiros com cidadania europeia têm os mesmos direitos dos locais e, portanto, não precisam do recurso assistencial.

Os brasileiros com cidadania não precisam de visto para uma viagem de turismo para a Alemanha, pois têm os mesmos direitos de qualquer outro cidadão da União Europeia (UE), enquando está no país ou em qualquer outra região que faça parte da UE.

Da mesma forma, vale ter um seguro viagem mesmo assim, já que ele oferece uma grande variedade de assistências em situações emergenciais. Não dá para contar com a sorte quando se trata de imprevistos e, por isso, vale a pena ter essa garantia.

O que o seguro viagem cobre?

Agora que já sabe se brasileiro precisa de visto para Alemanha, é importante saber os outros passos para a viagem. Esse é o momento de uma boa pesquisa em relação ao seguro viagem, já que é obrigatório.

Uma dica valiosa é entender o tipo da viagem, pensando no turismo na Alemanha para brasileiros, quais atividades podem entrar no roteiro, entre outros aspectos. Além disso, é preciso considerar todos os viajantes que estão presentes na viagem.

A ITA Seguro Viagem conta com diferentes planos, com capacidade de atender a diversas necessidades. Inclusive, alguns são direcionados para gestantes e idosos. Todos os planos contemplam os itens básicos:

  • atendimento emergencial odontológico e hospitalar;
  • cobertura para bagagem extraviada; e
  • cancelamento de viagens.

Mais um item essencial que entra nos planos de seguro viagem da ITA é que, em qualquer emergência, há disponibilidade do serviço de assistência 24 horas. Todo o atendimento é feito em português, sem burocracias ou demoras.

Todo viajante que vai para fora do país com a ITA recebe o suporte necessário para lidar com imprevistos chatos, que podem acontecer a qualquer momento. Ainda, o contato com o suporte é muito fácil: basta uma mensagem no WhatsApp ou, se preferir, uma ligação para os números informados no momento da contratação.

Realize seu sonho de ir para a Alemanha com a ITA Seguro Viagem!

Agora que você já sabe se brasileiro precisa de visto para Alemanha, é hora de colocar o seu sonho no papel. Tenha uma viagem tranquila e divertida, sabendo que, em caso de emergências, a ITA Seguro Viagem está do seu lado para resolver os problemas. Faça sua cotação agora!