Entre os destinos mais procurados está a Itália, famosa por sua história, gastronomia e belezas naturais. Antes de embarcar para esse sonho europeu, é importante estar ciente das exigências para a entrada no país. Sendo assim, o que precisa para entrar na Itália?
Algumas normas foram estabelecidas para garantir a segurança tanto dos turistas quanto dos cidadãos italianos. Uma dessas exigências é a apresentação de um seguro viagem, algo comum em vários países da Europa. Siga com a leitura e comece a se planejar para essa jornada.
O que é necessário para entrar na Itália?
Embora algumas exigências para a entrada na Itália tenham mudado ao longo do tempo, ainda há documentos essenciais que precisam ser apresentados. Um viajante não pode ingressar no país sem certos papéis, como o seguro viagem, que deve atender a requisitos específicos.
É importante observar que o cidadão brasileiro, ao viajar para a Itália, não precisa de visto para estadias de até 90 dias. Caso a permanência no país ultrapasse esse prazo, será necessário atender a outras condições.
Vale lembrar que essas normas se aplicam aos brasileiros. Se você for de outra nacionalidade, consulte as orientações no site oficial do governo do seu país. A seguir, confira o que precisa para entrar na Itália.
Passaporte

O primeiro item de requisitos para entrar na Itália é o passaporte. Para que ele seja aceito, é necessário que tenha uma validade mínima de três meses a partir da data da viagem.
Isso ocorre porque o passaporte é sempre solicitado durante o processo de imigração no país de chegada. Por isso, ele precisa estar válido e em boas condições (sem rasuras ou danos visíveis).
Para fazer turismo na Itália com tranquilidade, reserve um tempo para revisar não só o passaporte, mas também todos os documentos exigidos. Dessa forma, você evitará contratempos e poderá garantir que todas as exigências para entrar na Itália estejam em ordem.
Passagem aérea de retorno ao Brasil
Embora a passagem de volta ao Brasil não seja uma exigência obrigatória, ela é altamente recomendada. Isso acontece porque, com frequência, os agentes de imigração solicitam que o turista comprove sua passagem de retorno ao país de origem.
Imagine o transtorno de ser barrado na imigração por não conseguir provar que voltará ao Brasil. Sem dúvida, seria uma situação bem frustrante, não é? Para evitar esse tipo de problema, mantenha o comprovante em um local seguro e de fácil acesso, pronto para ser apresentado quando solicitado.
Reserva de hotel onde vai ficar ou carta-convite
Assim como o comprovante de passagem de retorno, a imigração pode solicitar, durante a entrevista de entrada, o comprovante de reserva de hotel ou até mesmo uma carta-convite. Esta é normalmente emitida por um residente italiano, servindo como uma autorização para que um turista possa entrar na Itália.
Já a reserva de hotel é uma maneira de demonstrar aos fiscais que você tem um local garantido para se hospedar enquanto estiver no país. Portanto, é importante manter esse documento organizado e guardado em um local seguro e de fácil acesso, para que, quando solicitado, você possa apresentá-lo rapidamente.
E o visto? É necessário?
Como você pode observar, não precisa de visto para entrar na Itália devido ao acordo de reciprocidade que o país tem com o Brasil. No entanto, uma nova medida foi estabelecida para autorizar viagens aos países da União Europeia.
Com a implementação do sistema ETIAS, será necessário solicitar uma autorização para entrar nesses países. Essa exigência ainda não está em vigor, mas é esperado que ela comece a ser aplicada ainda no primeiro semestre de 2025.
É fundamental ficar atento: a partir do momento que o sistema estiver em funcionamento, algumas regras poderão ser alteradas. O ETIAS é uma autorização eletrônica que permitirá a entrada nos países membros do Tratado de Schengen, mediante o pagamento de uma taxa.
Por que é importante fazer um seguro viagem para ir à Itália?
O seguro viagem para Itália é fundamental, pois o país faz parte do Tratado de Schengen, como mencionado anteriormente. Dessa forma, a principal exigência para ingressar em terras italianas, assim como em outros países da Europa, é a contratação de um plano adequado com cobertura mínima de 30 mil euros.
Com a apólice do seguro viagem, você estará autorizado a entrar na Itália e aproveitar as maravilhas que o país tem a oferecer. Afinal, ele é conhecido por sua excelente gastronomia, rica cultura, paisagens incríveis e muito mais, sendo um dos destinos mais encantadores da Europa.
Na ITA Seguro Viagem, você encontra as melhores opções de cobertura. Aproveite a sua viagem com tranquilidade, enquanto a ITA cuida de todo o resto. É possível fazer uma cotação personalizada de forma simples e rápida, diretamente do conforto da sua casa.

Conte com a ITA para fazer uma viagem tranquila!
Agora que você sabe o que precisa para entrar na Itália, lembre-se de que viajar para um destino econômico não significa abrir mão do conforto ou de experiências incríveis. Com um bom planejamento, flexibilidade e as estratégias certas, você pode explorar lugares fascinantes sem gastar muito.
Mesmo em viagens econômicas, imprevistos podem acontecer. Por isso, garanta um seguro viagem completo e acessível com a ITA Seguro Viagem. Com coberturas para despesas médicas, extravio de bagagem e suporte 24h em português, você viajará tranquilo e sem preocupações. Faça sua cotação agora e viaje com segurança!

Somos uma empresa especializada em Seguro Viagem Internacional.
Nossa atuação é pautada pela ética na condução dos negócios, pela adoção das boas práticas de governança corporativa e pela satisfação do consumidor. Para tornar a sua viagem mais tranquila, contamos com parcerias importantes, como a Kovr Seguradora, presente no mercado há mais de 30 anos, e a World Assist, empresa especializada na coordenação de assistência médica.
Há 13 anos no mercado trazendo tranquilidade para os viajantes.