fbpx

Veja os 4 pontos turísticos do Peru essenciais para conhecer!

O Peru é um país que une tradição e modernidade em todos seus aspectos. Totalmente rico em cultura e paisagens naturais, tudo desse país faz parte da história da América Latina. Ao planejar uma viagem, saiba quais são os pontos turísticos do Peru que vão tornar sua experiência inesquecível. 

A viagem para o Peru dá ao viajante uma mistura de aventuras e belezas naturais, que vão de antigas ruínas da civilização Inca, até um dos pontos mais modernos do país, com uma capital que é considerada uma das melhores cidades gastronômicas do mundo.

1. Machu Picchu

O grande ícone dos pontos turísticos do país é Machu Picchu. Visitar esse local é o primeiro item da lista “o que fazer no Peru” de qualquer turista. Ele fica na Cordilheira dos Andes do lado peruano e é considerado uma maravilha arqueológica, carregado da história de uma civilização antiga. 

Machu Picchu é um dos sítios arqueológicos mais misteriosos do mundo. Foi construído no século XV, no auge do Império Inca. Ele está a aproximadamente 2.430 metros acima do nível do mar e fica perto da cidade de Cusco, que era a capital do Império.

Historiadores ainda não sabem dizer exatamente qual era o propósito do local. No entanto, a hipótese mais provável é de que servia como residência de verão para o imperador. Após ser abandonado durante a inquisição espanhola, foi redescoberto em 1911 e se tornou um dos principais pontos turísticos do Peru.

2. Cusco

Cusco, a antiga capital do Império Inca, é outro destino imperdível entre os pontos turísticos do Peru. Fundada no século XII, a cidade tornou-se o centro administrativo, político e militar do Império sob o governo do imperador Pachacuti.

Após a inquisição, em 1533, muitos dos edifícios Incas foram destruídos ou incorporados nas novas construções coloniais, resultando em uma fusão única de estilos arquitetônicos, como a Plaza de Armas, coração da cidade. A Catedral de Cusco e Qorikancha são outros exemplos de uma beleza urbana única.

Considero um dos melhores destinos no Peru, Cusco também é um centro cultural, conhecido por seus festivais e celebrações, como o Inti Raymi, ou Festa do Sol, que homenageia Inti, o Deus do Sol, e o Corpus Christi, um evento católico com elementos das tradições andinas. 

O turismo é a principal indústria da cidade e atrai milhões de visitantes anualmente, que vêm explorar não só Machu Picchu, mas também o Vale Sagrado dos Incas, os mercados locais e a culinária tradicional.

3. Lago Titicaca

Situado na fronteira entre a Bolívia e o Peru, o Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, em uma altitude de 3.812 metros acima do mar. O lago de água doce é famoso por suas águas azul-turquesa e impressionantes paisagens que o cercam. Além disso, tem um importante papel na cultura e mitologia dos povos andinos.

A região é rica em sítios arqueológicos e históricos. Do lado boliviano, o destaque vai para a Ilha do Sol, que, segundo a lenda Inca, é o local de nascimento de Inti, o Deus do Sol.

No lado peruano, a cidade de Puno é o principal ponto de acesso ao lago. De lá, partem excursões para as ilhas flutuantes dos Uros, construídas inteiramente de totora, uma planta aquática local.

Culturalmente, o Lago Titicaca é um dos pontos turísticos do Peru com mais tradições vivas. As comunidades indígenas que habitam suas margens e ilhas mantêm costumes ancestrais. Ainda, há festivais diversos, como a Festa da Candelária, em Puno, que é celebrada com música, dança e trajes tradicionais.

4. Lima

Outro dos principais lugares para visitar no Peru é a sua capital, Lima. Conhecida pela incrível cena gastronômica, a cidade traz uma mistura de história colonial e culinária de renome mundial. O bairro de Miraflores é famoso por seus restaurantes e vistas para o oceano.

Um dos mais conhecidos pontos turísticos do Peru, seu centro histórico é declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e exibe uma rica herança histórica, com marcos como a Plaza Mayor e a Catedral de Lima, que contrastam com áreas modernas e comerciais da cidade.

Sua fama gastronômica vem da mistura de culturas, que mescla tradições indígenas, espanholas, africanas e asiáticas com pratos famosos, como ceviche e lomo saltado. 

Além de ser considerada uma capital gastronômica da América do Sul, também tem um diverso centro cultural com numerosos museus, galerias e teatros, como o Museu Larco e o Museu de Arte de Lima (MALI).

O que é necessário para entrar no Peru?

Após todas essas informações valiosas sobre os pontos turísticos, é importante saber o que precisa para entrar no Peru. Para brasileiros, um RG ou passaporte basta, como uma forma de identificação.

Vale destacar que o RG é aceito por países participantes do acordo de livre circulação do Mercosul, incluindo o Peru. Outras formas de identificação, como CNH, não são aceitas.

Além disso, outro documento para entrar no Peru é o visto, em caso de viagens que ultrapassam o prazo de permanência de turistas de 180 dias.

Seguro viagem é obrigatório?

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar no Peru, tê-lo é muito importante, pois o sistema de saúde do país não atende turistas gratuitamente. Portanto, em caso de uma emergência médica, a consulta pode sair muito cara.

A ITA Seguro Viagem tem assistência 24 horas, com fácil acesso pelo WhatsApp. Em uma situação urgente, toda a orientação pode ser feita por lá, em português. Os planos também incluem telemedicina, que ajuda em um momento em que é necessário ter praticidade.

Um dos vários benefícios do seguro viagem é a proteção contra imprevistos, como uma bagagem que foi extraviada ou um voo cancelado. Com o seguro, as dores de cabeça diminuem e a viagem pode seguir mais tranquila.

Faça a sua cotação com a ITA Seguro Viagem!

Veja todos os pontos turísticos do Peru sabendo que, em caso de imprevistos, tudo poderá ser facilmente resolvido, sem burocracias e com agilidade. Faça sua cotação da ITA Seguro Viagem agora mesmo!